SBMFC divulga resultado final da seleção para construção das EPAS

30 de janeiro de 2024

Após análise dos recursos, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) divulga a lista final de candidatas(os) selecionadas(os) para o Painel de Especialistas responsável por construir as Entrustable Professional Activites (EPAS) dos programas de Residência da especialidade (PRMFC).

Ao todo, 23 candidaturas foram homologadas e todas participarão em alguma fase da construção. As(os) 14 selecionadas(os) para o painel inicial receberão as orientações sobre os próximos passos até o dia 05/02/2024 por e-mail. As(os) outras(os) 9 receberão comunicado em tempo oportuno.

A atividade não será remunerada.

EPAS

As EPAS são as práticas que podem ser confiadas a um residente assim que tenha demonstrado competência para executá-la sem supervisão. Enquanto as competências se referem a qualidades pessoais do indivíduo em formação, as EPAS referem-se às tarefas a serem realizadas dentro de determinada especialidade. Dessa forma facilitam a observação e mensuração da evolução do residente na sua prática.

A proposta da SBMFC é construir as EPAS dos PRMFC no Brasil, a partir da Técnica do Grupo Nominal, também conhecida como Painel de Especialistas, e, posteriormente, validação com um estudo Delphi.