SBMFC e Conasems assinam termo de cooperação

20 de julho de 2023

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) assinaram nesta terça-feira (18) um termo de cooperação para a capacitação de médicas(os) com quatro anos ou mais de atuação na Estratégia Saúde da Família (ESF).

A assinatura ocorreu durante o 37º Congresso do Conasems, realizado em Goiânia (GO) entre 16 e 19 de julho. O evento reuniu cerca de 11 mil participantes, sendo mais de 2 mil secretárias(os) municipais de saúde.

“O termo é de grande importância para aumentarmos a resolubilidade da atenção primária no Brasil através da formação. Vamos capacitar médicas(os) que atuam há 4 anos ou mais como generalistas dentro das unidades básicas ligadas às secretarias municipais de saúde. Teremos mais preceptores para formar profissionais da especialidade, mais profissionais prestando a prova de título e mais especialistas titulados em MFC”, destacou a presidente da SBMFC, Zeliete Zambon.

De acordo com Zambon, uma minuta detalhando os termos da cooperação – como o tempo de vigência, volume de profissionais a serem formadas(os), entre outros – já está em preparação.

SBMFC no 37º Congresso do Conasems

Stand da SBMFC no 37º Congresso do Conasems

O evento realizado pelo Conasems também propiciou a SBMFC avançar em outras agendas. Junto a Zambon, o presidente do 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), Roberto Bob, também foi à Goiânia para reforçar a divulgação do principal encontro da especialidade no Brasil.

A SBMFC avançou nas negociações com diversas representações municipais do Conasems para o envio de delegações para o 17º CBMFC, que acontecerá em Fortaleza (CE) entre 20 e 23 de setembro. Também progrediram conversas sobre a participação institucional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A diretora de Residência da SBMFC Andrea Taborda também foi à Goiânia e teve importante diálogo com representantes do Conasems, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) da Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.