SBMFC e Saps/MS reforçam diálogo sobre Mais Médicos

5 de abril de 2023

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) realizaram uma reunião virtual na noite desta terça-feira (4) para falar sobre o novo programa Mais Médicos para o Brasil.

A SBMFC foi representada por sua presidente Zeliete Zambon, pelo vice-presidente Marco Tulio Ribeiro e mais oito diretoras e diretores. Já pela Saps/MS estiveram o secretário Nésio Fernandes e o diretor de programa Felipe Proenço.

“Foi um espaço muito produtivo. Reforçamos o diálogo entre MFCs que estão na ponta do sistema, seja no cuidado direto ou docência e a gestão federal. Pudemos compartilhar impressões, apontar questionamentos e aprofundar temáticas. Pudemos também ter dimensão das grandes dificuldades de se reconstruir políticas públicas após um período de tantas perdas para a Saúde, além de encaminhar soluções para fortalecer a comunicação com a sociedade”, disse Zambon.

Na reunião, a SBMFC reconheceu os importantes avanços da nova versão do programa apresentada há duas semanas, especialmente pela expansão de contratações – com o consequente aumento da população atendida – e pela retomada dos demais eixos do programa, especialmente o eixo formativo – praticamente abandonado na versão anterior – com destacados incentivos para a qualificação de médicas e médicos.

A SBMFC também apresentou à Saps/MS o conjunto de dúvidas, angústias e preocupações que tem colhido junto aos MFCs sobre o funcionamento do novo Mais Médicos e os rumos da atenção primária (APS) no país. A secretaria comprometeu-se em elaborar um FAQ (Frequently Asked Questions) respondendo a todas as questões apresentadas e em estudar outras atividades e ferramentas que fortalecem o diálogo direto ministério-profissionais.