SBMFC lança o Tratado de Atenção Domiciliar. Conheça!

7 de dezembro de 2022

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) lançou, em parceria com a editora Manole, o Tratado de Atenção Domiciliar. A obra é inédita no Brasil, robusta – são 1289 páginas e 14 seções específicas – e essencial para a atualização de MFCs, além de guia a ser utilizado na graduação de medicina e outros cursos da área da saúde, residência, programas de pós-graduação.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (6) durante o SBMFCensina Especial da Semana das Médicas e Médicos de Família e Comunidade 2022. A live contou com a participação dos cinco editores do livro:  Leonardo Savassi, Cibelle Melo, Mariana Dias, Marco Túlio Ribeiro e Mara Zachi.

“Esse projeto contempla um sonho de muitas pessoas que militam na atenção primária. Vem para atender à precisão de profissionais – de diversas áreas – em ter uma referência bibliográfica. É uma obra robusta, com colaboração de especialistas de alto nível e vivência do país inteiro”, destaca Marco Túlio Ribeiro, que também é vice-presidente da SBMFC.

“A obra foi amadurecendo à medida que a atenção domiciliar foi amadurecendo no país. Não só como atividade importantíssima da APS, mas com a criação do programa Melhor em Casa. E de lá pra cá as coisas vem só crescendo e crescendo muito”, ressaltou Mariana Dias, uma das idealizadoras do programa mencionado. Segundo Dias, esta política pública foi criada em 2011 e hoje está presente em 880 municípios brasileiros, cobrindo 43% da população com 1930 equipes multiprofissionais que trabalham 12 horas por dia, 7 dias por semana. 

> SBMFCensina Especial

 

O Tratado e como adquirir

O Tratado de Atenção Domiciliar aborda condutas e manejo da área, englobando a compreensão de componentes conceituais – entender diagnósticos e as instrumentalizações adequadamente – até a apresentação das principais ferramentas de gestão, de aplicação da abordagem familiar, dos problemas à nível pediátrico, geriátrico e, também, do discernimento em relação a adultos com doenças mais prevalentes.

O conteúdo permite instrumentalizar profissionais com informações de caráter multiprofissional, trazendo saberes específicos da Atenção Domiciliar, uma vez que este tipo de cuidado exige competências próprias. A obra é robusta, mas oferece facilidade para encontrar assuntos por tipos de procedimentos e saberes interprofissionais.

A publicação pode ser adquirida pelo site da editora Manole e as associadas e os associados à SBMFC tem 20% de desconto na compra.