“Teremos como eixo geral do congresso o tema ‘Estratégia Saúde da Família’”, destaca presidente do 17º CBMFC

15 de dezembro de 2022

Em entrevista exclusiva, o presidente da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACEMFC) e da comissão organizadora do 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), Roberto Bob Maranhão, antecipou detalhes do evento que ocorrerá em Fortaleza (CE) de 20 a 23 de setembro de 2023.  Bob destaca que serão quatro dias de intensos debates com foco na atenção primária (APS), nos rumos da especialidade, na importância da valorização de médicos e demais profissionais da área.

Confira os principais destaques da entrevista de Bob.

Mote das discussões
“Teremos como eixo geral do congresso o tema ‘Estratégia Saúde da Família’. Haverá uma programação que propiciará os debates organizada em seis eixos: (1) Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca; (2) Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, MFC e APS; (3) Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS; (4) Abordagem Familiar na MFC e na APS; (5) Abordagem Comunitária na MFC e na APS; (6) Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em MFC e na APS”.

Programação aberta a sugestões
“A programação do congresso de 2023 seguirá em construção nos próximos meses, sendo que os associados podem participar desse processo de elaboração da grade final com sugestões de temas para mini-curso; oficina; mesa redonda; roda de conversa ou conversatório; fórum; e conferência. O objetivo é ter um congresso rico, democrático, de qualidade diferenciada e relevante à MFC”. 
Saiba como contribuir como a programação aqui.

Critérios de validação
“As sugestões passarão por análise da comissão organizadora, que considerará os seguintes critérios de validação: qualidade, congruência com as diretrizes metodológicas, relevância, inovação, redação e clareza. A aprovação dará direito à isenção da inscrição e hospedagem no dia da dinâmica para até três membros”.

A melhor das expectativas
“Nosso congresso será presencial. O Centro de Eventos de Fortaleza tem capacidade máxima para 6 mil pessoas e nossa expectativa é de lotação completa. Teremos participação de médicas e médicos de família e comunidade, além de outras(os) associados(as) e categorias multiprofissionais, como Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Sociologia”.

Pluralidade de pensamento
Um dos pontos de destaque do congresso será a participação de comunidades originárias. Nosso objetivo é enaltecer aprendizados decoloniais e reverberar a troca de conhecimentos, de modo a favorecer a pluralidade e o acolhimento”.

Networking e lazer
“No campo social, o 17º CBMFC também é uma ponte para networking e intensificação das relações profissionais de mercado. Além disso e da rica grade científica, haverá atividades como prática de esportes, massoterapia, shiatsu, entre outras, para tornar o ambiente mais leve e favorável ao aprendizado”.