Busca Junte-se a nós

Diretoria da SBMFC se reúne com o CONASEMS para tratar das políticas atuais voltadas para Atenção Primária À Saúde

19 de janeiro de 2022

No último dia 12 de janeiro a diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade representada por Inez Padula Anderson e Ricardo Heinzelmann, reuniu-se com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde- CONASEMS, representado por seu coordenador executivo Mauro Junqueira e da sua assessora técnica.

Durante a reunião a diretoria da SBMFC manifestou suas preocupações com o recém anunciado Programa Cuida Mais lançado pelo Ministério da Saúde dia 06 de janeiro. A diretoria do CONASEMS acolheu a análise da SBMFC e sinalizou que também buscará garantir o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família com a valorização da Medicina de Família e Comunidade.

Durante a reunião foi possível uma troca de impressões sobre o Previne Brasil e o Programa Médicos pelo Brasil. A Diretoria da SBMFC manifestou claramente sua disposição de apoiar ações junto ao CONASEMS que visem a mobilização de médicos e médicas que atuam na APS em defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família.

Foram ainda identificadas possibilidades de atuação conjunta em atividades de educação continuada para gestores e equipes de saúde.

Nova reunião para detalhamento de parceria deverá ocorrer ainda no mês de janeiro, com ênfase na comunicação da SBMFC com as médicas e médicos que atuam na APS nos municípios brasileiros.