Tendinopatias do pé e tornozelo

Na edição de 15 de novembro de 2009 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Tendinopatias do Pé e Tornozelo por Michael R. Simpson e Thomas M. Howard que assim começa: "Como nosso conhecimento a respeito das tendinopatias evoluiu nos últimos anos, a condição é hoje considerada um processo degenerativo; isto afeta a abordagem para o tratamento. A terapia inicial deve sempre envolver repouso relativo e modificação da atividade física, uso de exercícios de reabilitação, e avaliação das causas intrínsecas e extrínsecas da lesão.

"O tendão tibial posterior é um estabilizador dinâmico do arco; lesões neste tendão podem causar uma dolorosa deformidade de pé-chato com valgo do retropé e abdução do médio-pé (caracterizada pelo sinal de “too many toes”). O tratamento da tendinopatia tibial posterior é determinado por sua gravidade e pode incluir imobilização, órteses, fisioterapia, ou encaminhamento para sub-especialidade. Como a tendinopatia peroneal frequentemente tem um diagnóstico errado, ela pode levar a dor crônica lateral do tornozelo e a instabilidade, e deve haver suspeita dessa condição em pacientes com qualquer desses sintomas. O tratamento envolve fisioterapia e monitoramento cuidadoso para indicação de cirurgia. A tendinopatia de Aquiles é frequentemente causada por excesso de treinamento, uso de superfícies de treinamento inadequadas, e baixa flexibilidade. É caracterizada por dor no tendão de Aquiles 4 a 6 cm acima do ponto de inserção no calcâneo. Evidências de estudos clínicos mostram que o fortalecimento excêntrico do músculo da panturrilha pode ajudar os pacientes com tendinopatia de Aquiles. A tendinopatia do flexor longo do hálux é mais comum entre bailarinos. Os pacientes podem queixar-se de início insidioso de dor na face póstero-medial do tornozelo; o tratamento envolve a correção de erros no treinamento físico, foco na mecânica corporal, fortalecimento do centro do corpo. A tendinopatia tibial anterior é rara, mas tipicamente vista em pacientes com mais de 45 anos. Ela causa debilidade na dorsiflexão do tornozelo; o tratamento envolve imobilização de curto prazo e fisioterapia. "

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 80(10):1107-1114 © 2009 pela American Academy of Family Physicians
Tendinopathies of the Foot and Ankle. Michael R. Simpson e Thomas M. Howard. Correspondências para Michael Simpson. michael.r.simpson@us.army.mil

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: tendinopatias, pé, tornozelo, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicada em Global Family Doctor 25 de março de 2011