Busca Junte-se a nós

SBMFC abre inscrições para 30ª edição da prova de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade

3 de setembro de 2021

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) abre inscrição para 30ª Prova de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Em formato 100% online, os interessados podem ser inscrever entre 30 de agosto a 22 de outubro, diretamente pelo site da SBMFC: www.sbmfc.org.br/concurso-atual

Essa é a segunda edição da prova realizada em 2021 e será a terceira 100% online, formato implementado para atender as demandas de distanciamento social impostas pelos órgãos de saúde e sanitários, a fim de conter a pandemia da Covid-19. Nas últimas edições, mais de mil candidatos participaram com a aplicação da prova digital com segurança e sem custos adicionais com passagem e hospedagem. 

Na 30ª edição, a Diretoria de Titulação e Certificação da SBMFC traz novidades na bibliografia com inclusão de questões que abordagem saúde das populações negra e LGBTQIA+, além da saúde planetária, conceito cada vez mais discutido na medicina com foco no aumento da qualidade de vida das pessoas. 

Para ser homologado/a, o candidato/a precisa cumprir os requisitos indicados no edital vigente. Alguns deles são: ser profissional médico na área de Atenção Primária à Saúde (APS) por, no mínimo, 48 meses, consecutivos ou não, contados até a data final de inscrição para o exame ou comprovação da realização de Programa de Residência Médica na especialidade, concluído antes da Resolução CNRM nº07/81, que regulamentou essa especialidade e unificou o nome no Brasil. 

“A Medicina de Família e Comunidade está entre as especialidades que mais crescem no Brasil, segundo a última demografia médica publicada pelo Conselho Federal de Medicina. Com o avanço da Atenção Primária à Saúde no país, diversos municípios e Estados estão implementando programas focados nesse primeiro nível de atenção em saúde, como porta de entrada do SUS, com exigência do título como requisito em concursos públicos. Na saúde suplementar, muitas operadoras também estão investindo na especialidade pelos princípios de humanização, abordagem familiar e organização nos fluxos de serviços prestados aos segurados”, explica Igor Tavares da Silva Chaves, diretor de Titulação e Certificação da SBMFC. 

Durante todo o processo de inscrição, os candidatos são atendidos pelos canais de comunicação da SBMFC para sanar dúvidas individuais. As provas anteriores e os gabaritos correspondentes estão disponíveis no site da Sociedade para estudos, inclusive, as duas últimas com gabarito comentado para melhor aproveitamento do candidato/a. 

Serviço: 

30ª  prova de Título de Medicina de Família e Comunidade 

Inscrições: de 30/08 a 22/10/2021

Prova em formato 100% online: 05/12/2021

Edital disponível no link: http://www.sbmfc.org.br/concurso-atual/