Busca Junte-se a nós

SBMFC participa de evento da Fiocruz sobre PICS

16 de setembro de 2021

A homeopatia e as Políticas Públicas de Saúde foi tema da série de lives que a Fiocruz promove sobre as PICS. O webinar realizado dia 13 de setembro contou com a participação de Zeliete Zambon, presidente da SBMFC e de Leandro Araújo da Costa, diretor de Medicina Rural.

Em fala, Zeliete que é mestre em Ciências do Ensino da Saúde pela Unifesp, explicou que a Medicina de Família e Comunidade tem uma relação com a Medicina Tradicional Chinesa e com as Práticas Integrativas Complementares em geral. Nós defendemos que a Atenção Primária à Saúde seja um caminho resolutivo e precisamos lançar mão de vários outros conhecimentos para que de fato sejamos resolutivos e sempre reforçar que a APS seja coordenadora do sistema de saúde, pois é por meio dela que passamos para a secundária e terciária. E não ao contrário. 

“Precisamos ter mais fomentos para que a Atenção Primária à Saúde seja resolutiva e integrar com as outras especialidades que compõem com as práticas integrativas. Eu atuo em Campinas e além de médica de família e comunidade, sou acupunturista. Essa técnica é aplicada também nas unidades básicas de saúde. Defendo que dentro da APS iniciemos essas ações de implementação para um melhor atendimento e qualidade de vida da população”, detalha a presidente da SBMFC que também é coordenadora do internato em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic. 

O encontro virtual está disponível no canal do YouTube da Fiocruz Brasília no link: https://www.youtube.com/watch?v=gmuFxfFRcYM. 

 

Aproveite a acesse a plataforma de cursos gratuitos do Ministério da Saúde  focada nas PICS. Ao todo são seis cursos de temáticas diferentes, em formato 100% online. 

Confira: 

1.Curso Introdutório em Práticas Integrativas e Complementares: Práticas Corporais e Mentais da Medicina Tradicional Chinesa
https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=79

2. Curso Introdutório em Práticas Integrativas e Complementares: Medicina Tradicional Chinesa
https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=78

3.Curso Introdutório em Práticas Integrativas e Complementares: Antroposofia Aplicada à Saúde
https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=24

4.Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde
https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=149

5.Gestão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS
https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=151