Busca Junte-se a nós

USP sediará a conferência global de saúde planetária

12 de abril de 2021

São Paulo, Brasil – O evento PHAM 2021, conhecido internacionalmente como a “2021 Planetary Health Annual Meeting and Festival”, será gratuito e virtual. Organizado em parceria da Universidade de São Paulo com a Planetary Health Alliance, o evento encontra-se em sua quarta edição e acontecerá pela primeira vez fora do eixo Europa-Estados Unidos, entre os dias 25 e 30 de abril. No evento, haverá o lançamento da Declaração São Paulo de Saúde Planetária”.

Ao longo de um ano, a COVID-19 infectou mais de 125 milhões de pessoas e provocou quase três milhões de mortes em todo o mundo. O Brasil, recentemente, tornou-se o novo epicentro da pandemia, acendendo o alerta das autoridades de saúde mundiais. A pandemia revelou como os seres humanos estão profundamente interligados uns com os outros e com os sistemas naturais. As conexões entre a saúde planetária e a pandemia COVID-19 são numerosas, assim como o são as interfaces desse conceito emergente com as mudanças climáticas. O estudo do conceito de saúde planetária é fundamental para uma recuperação justa sustentável, já que ele se concentra em compreender e abordar os impactos da mudança ambiental global na saúde humana. “Se nossas atividades são parte do problema, devemos mudar nossos comportamentos e ser parte da solução, mas nenhum stakeholder consegue resolver esses problemas sozinho. Agora, mais do que nunca, é crucial reunir diferentes setores para lidar com essas questões complexas”, afirma o professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Antônio Mauro Saraiva, presidente do evento e coordenador do Grupo de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da USP (GSP-IEA-USP).

O tema do PHAM 2021 será “Saúde Planetária para Todos: Unindo Comunidades para Alcançar a Grande Transição”. Nosso objetivo é reunir várias partes interessadas de todo o mundo para compartilhar seus insights sobre como poderemos garantir um novo paradigma de desenvolvimento capaz de salvaguardar o futuro da saúde humana protegendo os sistemas naturais da Terra. As sessões cobrirão vários tópicos, que vão desde os valores humanos fundamentais da saúde planetária; passando por como financiar e estruturar a produção de conhecimentos sobre o tema; abordando a incorporação dos princípios de saúde planetária nas novas economias do século 21; discutindo a necessidade de uma nova visão de governança, multilateralismo e cooperação global para a era da pós-pandemia; e, por fim, trazendo exemplos concretos de movimentos sociais e da construção de mudanças sociais que emergem da sociedade civil organizada.

Entre os palestrantes estarão a ecologista e escritora Robin Wall Kimmerer, professora da Universidade Estadual de Nova Iorque e fundadora do Centro para Povos Nativos e Meio Ambiente; a queniana Wanjira Mathai, Vice-Presidente e Diretora Regional para a África da ONG World Resources Institute (WRI); e o Fundador e Presidente da Terracycle e idealizador da plataforma Loop, Tom Szaky. Entre os participantes brasileiros teremos, entre outros, o jornalista Jamil Chade; Virgílio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável; a fundadora e diretora da Rede das Marés, Eliana Sousa Silva; a líder indígena Jera Guarani; Silvia Lagnado, representando a Natura & Co; além de representantes da Fapesp e de prestigiadas universidades brasileiras. Mais informações sobre os palestrantes estão disponíveis no site do evento.

O PHAM 2021 será gratuito, virtual e interativo. Esse evento será uma experiência produtiva e empolgante para palestrantes e para a audiência. A tecnologia está ao nosso lado, permitindo-nos hospedar um público de mais de três mil pessoas em uma plataforma de “conferência virtual” que incluirá painéis ao vivo, palestras, entrevistas, um lounge virtual, além de salas de bate-papo individuais para apresentadores de pôsteres e trabalhos científicos. Haverá ainda tradução simultânea do evento para Português, Espanhol, Francês e Mandarim.

Reserve a data para a Semana de Saúde Planetária, entre 25 e 30 de abril, que engloba, além da Conferência, também mais de 60 eventos paralelos e atividades artístico-culturais realizados ao redor do mundo para celebrar as ações socioambientais positivas que estão ocorrendo, bem como o nosso compromisso de remodelar o futuro! As inscrições estão abertas no site https://www.planetaryhealthannualmeeting.com/.

Contato com a Imprensa: Daniela Vianna, pesquisadora de pós-doutorado do GSP-IEA-USP e Coordenadora de Comunicação do PHAM 2021 Telefone: (+55 11) 97552.6365

E: daniela.vianna@usp.br W: http://saudeplanetaria.iea.usp.br/pt/

Sobre a Planetary Health Alliance: A Planetary Health Alliance (PHA) é um consórcio de mais de 246 universidades, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e entidades governamentais de 56 países comprometidos em compreender e abordar as mudanças ambientais globais e seus impactos na saúde. A missão do PHA é promover, mobilizar e liderar um campo inclusivo e transdisciplinar da saúde planetária e sua ciência, histórias, soluções e comunidades diversas para alcançar a Grande Transição, uma mudança abrangente em como os seres humanos interagem entre si e com a Natureza.

Para cumprir sua missão, a PHA:

Encoraja e capacita uma comunidade global diversificada de saúde planetária que atravessa setores, disciplinas, gerações, visões de mundo e geografias;

Facilita a educação e o treinamento dos profissionais de saúde planetária atuais e da próxima geração por meio do desenvolvimento e curadoria de recursos de acesso aberto, oportunidades de orientação e liderança, e programas do nível fundamental ao universitário;

Divulga a ciência da saúde planetária, histórias e soluções por meio de amplo alcance público e envolvimento direto com a sociedade civil, setor privado, público em geral e governos;

Promove medidas viáveis que os indivíduos e a sociedade possam tomar para defender e alcançar o progresso em direção à saúde planetária.

Sobre a Universidade de São Paulo:

A Universidade de São Paulo é a maior instituição de ensino superior e pesquisa do Brasil, e está entre as melhores universidades em todas as avaliações globais, sendo frequentemente a primeira colocada na América Latina. Fundada em 1934, é conhecida por sua contribuição para o avanço da ciência e da tecnologia. É responsável por 18% de toda a produção científica brasileira. A USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico. Seus campi estão distribuídos em oito cidades do estado: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. A Universidade é composta por 42 escolas, seis institutos especializados, cinco hospitais, 40 museus, 48 bibliotecas, três orquestras e um número considerável de laboratórios bem equipados. Essa estrutura atende aproximadamente 59.000 alunos de graduação, 38.000 de pós-graduação e 2.000 alunos estrangeiros. O corpo docente é composto por 5.383 professores, apoiados por um corpo técnico e administrativo de 13.364 pessoas. O Grupo de Estudos em Saúde Planetária, hospedado no Instituto de Estudos Avançados da USP, envolve mais de 70 pesquisadores de todas as regiões do Brasil, sendo um grupo genuinamente nacional, que dá o apoio para representar o Brasil na PHA e no PHAM 2021.