Padrão de mão indica risco de câncer de próstata

A relação de comprimentos dos dígitos é fixada no útero, e pode ser um indicador aproximado dos níveis pré-natais de testosterona. Os pesquisadores do Reino Unido analisaram o padrão de mão direita e o risco de câncer de próstata em 1524 casos de câncer de próstata e 3044 controles populacionais.

Comparados àqueles em que o dedo indicador era mais curto que o anelar (2D:4D baixa), os homens cujo dedo indicador era mais longo que o anelar (2D:4D alta) mostraram uma associação negativa, sugerindo um efeito protetor com uma redução do risco em 33% (razão de chance, OR, 0,67). A redução do risco foi ainda maior (87%) no grupo etário de menos de 60 anos (OR 0,13).

Os pesquisadores concluíram que: "O padrão de comprimento dos dedos pode ser um marcador simples do risco de câncer de próstata, com sugestão de risco menor para comprimento do 2D maior do que do 4D."

Será interessante ver como essa informação é usada.

Para o resumo completo, clique aqui.

British Journal of Cancer publicado online em 30 de novembro de 2010 © Nature Publishing Group
Hand pattern indicates prostate cancer risk. A A Rahman, A Lophatananon, S S Brown et al. Correspondências para Kenneth Muir: kenneth.muir@warwick.ac.uk

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Seio. Palavras-chave: câncer de próstata, padrão de mão, estudo de caso-controle, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 7 de janeiro de 2011