CIAP

Foi lançada no início de 2022 a terceira versão da Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP 3). Uma importante contribuição desta edição é uma maior granularidade nas rubricas relacionadas a atividades preventivas.  O capítulo A1 foi criado para agregar estas atividades que vão desde exame geral de rotina (“check up”) até planejamento familiar, promoção à saúde e atividades de inscrição do paciente na unidade ou clinica de atenção primária.

Além disso, foram acrescentados capítulos e códigos relacionados à funcionalidade como por exemplo, capacidade de caminhar longas ou pequenas distâncias, funções alusivas ao sono e a sexualidade. Também foram incluídos fatores relacionados à funcionalidade como disponibilidade de água potável ou saneamento básico.

As rubricas passaram de uma letra e dois números para duas letras e dois números aumentando a capacidade da classificação receber novos códigos. A estrutura continua privilegiando a localização sobre a etiologia sendo que a maioria dos capítulos continua com as mesmas letras. Apenas os capítulos X (genital feminino) e Y (genital masculino) foram fundidos e readequados no capítulo G (genital).

 

Material para consulta e download:

CIAP 3:

Manual da CIAP 3: Manual da CIAP 3

Buscador da CIAP 3 em inglês: https://browser.icpc-3.info/

Buscador da CIAP 3 em português:  https://brasil.icpc-3.info/

 

CIAP 2:

CIAP 2 Sumário: CIAP 2 Sumário

Manual da CIAP 2: Manual da CIAP 2

CIAP_CID:  CIAP_CID_2e-v.7.0_20 fev 2018

Tesauro: Tesauro

Explicação do Tesauro: Explicação do Tesauro

 

Texto produzido por: Dr. Gustavo Gusso