Quão útil é o exame clínico na estenose da coluna lombar?

 A estenose da coluna lombar (LSS) vem sendo cada vez mais reconhecida como uma causa de dores na base das costas e nas pernas. Estes pesquisadores dos EUA e de Israel buscaram realizar uma revisão sistemática da precisão do exame clínico para o diagnóstico da LSS. Eles realizaram buscas nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, e CINAHL. Foram identificados quatro estudos, avaliando 741 pacientes, em que os achados clínicos foram comparados com dados radiológicos e opiniões de especialistas.

Os pesquisadores concluíram que: "Dentre os pacientes com dor nas extremidades inferiores, a probabilidade de síndrome clínica de LSS foi aumentada para indivíduos com mais de 70 anos (razão de probabilidade [LR [NT: incompleto no original]

Os pesquisadores concluíram que: "O diagnóstico da síndrome clínica da LSS requer a imagem clínica e os achados radiográficos apropriados. A ausência de dor quando sentado e a melhora dos sintomas ao curvar-se para a frente são os achados individuais mais úteis. As combinações de achados são mais úteis para identificar pacientes nos quais esse diagnóstico seja pouco provável."

Fornece boas informações obtidas num exame clínico para o diagnóstico da estenose da coluna lombar.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(23):2628-2636, 15 de dezembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Does This Older Adult With Lower Extremity Pain Have the Clinical Syndrome of Lumbar Spinal Stenosis. Pradeep Suri, James Rainville, Leonid Kalichman, Jeffrey N. Katz.

Categoria: M. Músculo-Esquelético. Palavras-chave: estenose da coluna lombar, exame clínico, histórico, claudicação neurogênica, pseudoclaudicação, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 7 de janeiro de 2011