Dispositivos de medição para medicações pediátricas líquidas

Recentemente surgiram preocupações quanto ao uso de muitos medicamentos de venda livre em crianças. Estes pesquisadores dos EUA buscaram determinar a prevalência de indicações de dosagem inconsistentes e dispositivos de medição em medicamentos pediátricos de venda livre. Eles realizaram um estudo descritivo de 200 medicamentos pediátricos orais líquidos de venda livre entre os mais vendidos nos EUA em 2009.

Os pesquisadores descobriram que: "Os dispositivos de medição foram incluídos na embalagem de 148 dos 200 produtos (74,0%). Dentro deste subconjunto de 148 produtos, foram encontradas inconsistências entre as indicações de dosagem do medicamento e as marcas no dispositivo em 146 casos (98,6%). Estas incluíram ausência de marcas (n = 36, 24,3%) e marcas supérfluas (n = 120, 81,1%). Dentre todos os produtos, 11 (5,5%) usaram unidades de medida atípicas (ex, dracma, cm³) para as doses listadas. Unidades em mililitros, colheres de chá, e colheres de sopa foram usados para as doses de 143 (71,5%), 155 (77,5%), e 37 (18,5%) produtos, respectivamente. Uma abreviação diferente do padrão para mililitro (não mL) foi usada por 97 produtos. Dos produtos que incluíam uma abreviação, 163 não definiram pelo menos 1 abreviação."

Os pesquisadores concluíram que: "No momento em que a FDA lançou sua nova orientação, medicamentos pediátricos líquidos de venda livre e líderes de vendas continham indicações de dosagem e dispositivos de medição altamente variáveis e inconsistentes."

Este estudo ilustra muitos problemas relacionados aos dispositivos de medição fornecidos em medicações pediátricas líquidas de venda livre.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(23):2595-2602, 15 de dezembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Evaluation of Consistency in Dosing Directions and Measuring Devices for Pediatric Nonprescription Liquid Medications. Shonna Yin, Michael S. Wolf, Benard P. Dreyer, Lee M. Sanders, Ruth M. Parker.

Categoria: A. Geral/Não-Especificado. Palavras-chave: dispositivos de medição, medicamentos líquidos, medições, unidades, superdosagem, estudo descritivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado por Global Family Doctor 4 de janeiro de 2011