Terapia cognitiva baseada na atenção plena para prevenir recaída de depressão

 A terapia cognitiva baseada na atenção plena (Mindfulness-based Cognitive Therapy, MBCT) é uma intervenção psicossocial de grupo projetada para aprimorar a auto-gestão de sintomas prodrômicos associados a recaída de depressão. Estes autores canadenses compararam as taxas de recaída em pacientes deprimidos em remissão recebendo MBCT com as taxas daqueles recebendo farmacoterapia antidepressiva de manutenção, o padrão de tratamento atual. Os pacientes adultos (n=84) que preencheram os critérios de remissão após 8 meses de tratamento antidepressivo informado por algoritmo foram randomizados para receber medicamentos antidepressivos de manutenção, MBCT, ou placebo e foram acompanhados por 18 meses.

Eles descobriram que: "As análises de intenção-de-tratar mostraram uma interação significativa entre a qualidade da remissão de fase aguda e a prevenção subsequente de recaída em pacientes randomizados. Dentre os remitentes instáveis (1 ou mais pontuações na Escala de Classificação para Depressão de Hamilton acima de 7 durante a remissão), tanto pacientes no grupo da MBCT como no tratamento de manutenção demonstraram uma redução de 73% no risco comparados com placebo, enquanto para os remitentes estáveis (todas as pontuações na Escala de Classificação para Depressão de Hamilton iguais a 7 durante a remissão) não houve diferenças de sobrevivência entre os grupos."

Os autores concluíram que: "Para pacientes deprimidos que tenham alcançado a remissão clínica estável ou instável, a MBCT oferece proteção contra recaída/recorrência equivalente à da farmacoterapia antidepressiva de manutenção. Nossos dados destacam também a importância da manutenção de pelo menos 1 tratamento ativo de longo prazo em remitentes instáveis."

Uma opção de terapia de manutenção sem fármacos é um acréscimo útil.

Para o resumo completo
, clique aqui.

Arch Gen Psychiatry 67(12):1256-1264, Dezembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Antidepressant Monotherapy vs Sequential Pharmacotherapy and Mindfulness-Based Cognitive Therapy, or Placebo, for Relapse Prophylaxis in Recurrent Depression. Zindel V. Segal, Peter Bieling, Trevor Young, et al. Correspondências para Dr. Segal: zindel_segal@camh.net

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: terapia cognitiva baseada na atenção plena, depressão, remissão, recaída, farmacoterapia, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 4 de janeiro de 2011