Tratamento colaborativo para pacientes com depressão e doenças crônicas

Pacientes com depressão e diabetes mal controlada, doença cardíaca coronária ou que apresentam aumento de risco de resultados adversos e altos custos com cuidados médicos. Os autores americanos conduziram um estudo controlado, randomizado, simples-cego, em 14 clínicas de saúde de atendimento básico em um sistema de saúde integrado no estado de Washington, envolvendo 214 participantes com diabete mal controlada, doença cardíaca coronária ou ambos e depressão coexistente. Os pacientes foram escolhidos aleatoriamente para o grupo de cuidado usual ou para o grupo de intervenção, no qual uma enfermeira supervisionada por médicos, trabalhando com cada clínico geral do paciente, forneceu orientação, tratamento colaborativo, com o objetivo de controlar os fatores de risco associados às múltiplas doenças.

Eles observaram: “Quando comparado com os controles, os pacientes no grupo de intervenção apresentaram melhoria geral nos 12 meses nos níveis de hemoglobina glicada (diferença, 0,58%), níveis de colesterol LDL (diferença, 6,9 mg por decilitro {0,2 mmol por litro}), pressão sistólica (diferença, 5,1 mm Hg), e nível de depressão em 20 na lista de verificação de sintoma (diferença, 0,40 pontos). Os pacientes do grupo de intervenção também foram mais propensos a ter um ou mais ajustes de insulina, medicações anti-hipertensivas e medicações antidepressivas. Eles tiveram melhor qualidade de vida e maior satisfação com o cuidado na diabetes, doenças cardíacas coronárias ou ambas e com cuidados em relação à depressão.”

Os autores concluíram: “Quando comparado com o tratamento tradicional, uma intervenção envolvendo enfermeiras que ofereciam tratamento centralizado no paciente baseado em orientação da depressão e doenças crônicas, melhoraram significativamente o controle da doença e depressão.”

Seria interessante conhecer os resultados adicionais incluindo hospitalizações, visitas ao departamento de emergência e custos.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med363:2611-262, 30 de dezembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Tratamento colaborativo para pacientes com depressão e doenças crônicas. Wayne J. Katon, Elizabeth H.B. Lin, Michael Von Korff, et al. Correspondência para Dr. Katon: wkaton@u.washington.edu.

Categoria: HSR. Pesquisa de serviços em saúde. Palavras chave: diabetes, doença cardíaca coronária, depressão, coordenação do tratamento, tratamento de cuidado colaborativo, estudo controlado randomizado, journal watch.
Sinopse editada pela Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor de 14 de janeiro de 2011