Fortificação obrigatória de flúor com ácido fólico aumenta os níveis de folato no sangue

O objetivo deste estudo feito por pesquisadores de Sydney, Austrália era determinar o impacto nos níveis de folato no sangue de uma população australiana causado pela fortificação obrigatória com ácido fólico da farinha de trigo usada na fabricação de pães, desde sua introdução em setembro de 2009. Ele consistiu em uma análise retrospectiva dos níveis de folato do soro e células vermelhas do sangue (RBC) de 20.592 amostras de sangue colhidas entre abril de 2007 e abril de 2010 de uma ampla variedade de pacientes internados e ambulatoriais, e analisadas no laboratório de patologia diagnóstica de um grande hospital público.

Entre abril de 2009 e abril de 2010, houve uma redução de 77% na prevalência de níveis baixos de folato no soro (de 9,3% para 2,1%) em todas as amostras testadas e uma redução de 85% na prevalência de baixos níveis de folato nas RBC (de 3,4% para 0,5%). Em abril de 2010, a prevalência de baixos níveis de folato nas RBC para mulheres em idade fértil foi de 0,16% para todas as amostras. Houve um aumento de 31% no nível médio de folato no soro (de 17,7 nmol/L para 23,1 nmol/L), e um aumento de 22% no nível médio de folato nas RBC (de 881 nmol/L para 1071 nmol/L). O maior aumento nos níveis médios de folato no soro ocorreu em setembro de 2009, mês em que a fortificação obrigatória foi introduzida, embora tenha havido evidências de mudança gradual ao longo dos meses anteriores.

Os pesquisadores concluíram que: "A introdução de fortificação obrigatória com ácido fólico reduziu significativamente a prevalência da deficiência de folato na Austrália, inclusive em mulheres em idade fértil."

Uma medida de saúde pública importante e eficaz.


Para o resumo completo,
clique aqui.

MJA 194(2):65-67, 17 de janeiro de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
The impact of mandatory fortification of flour with folic acid on the blood folate levels of an Australian population. Ross D Brown, Mark R Langshaw, Elaine J Uhr, John N Gibson e Douglas E Joshua. Correspondência para Ross Brown: ross.brown@sswahs.nsw.gov.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W. Gravidez/Nascimento/Planejamento familiar. Palavras-chave: impacto, fortificação, obrigatória, flúor, ácido fólico, níveis, folato, sangue, análise retrospectiva, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicado no Global Family Doctor em 4 de fevereiro de 2011