Linfedema após o tratamento de câncer de mama

Na edição de Dezembro de 2010 da Canadian Family Physician está o estudo clínico entitulado “Administração de linfedema secundário relacionado ao câncer de mama” por Oren Cheifetz, Louise Haley que inicia: “Na prestação de cuidados a pacientes de câncer e sobreviventes, os médicos talvez vejam pacientes que apresentam linfedema secundário, uma condição em que fluidos e proteínas se acumulam nos espaços intersticiais extra-vasculares. O linfedema está associado a sensações de desconforto e peso, limitação funcional, desfiguração, sofrimento psicológico, e um risco elevado de infecção recorrente. Isso tem um efeito negativo em qualidade de vida e é provavelmente a complicação mais temida no tratamento de câncer de mama. As complicações de Linfedema podem ser duradouras e são comumente consideradas “maiores”. Vários fatores de risco contribuem para o desenvolvimento ou gravidade de linfedema secundário, incluindo índice maior de massa corporal, celulite, e o aparecimento tardio e a duração do linfedema.
“O linfedema secundário relacionado ao câncer de mama é um desafio contínuo. Evidências sugerem que existem vários tratamentos seguros e benéficos , incluindo terapia descongestiva complexa, fisioterapia e exercício. Além disso, exercícios de resistência, anteriormente contra-indicados no lado afetado, foram descobertos como benéficos e seguros com progressão cuidadosa e monitoramento. Orientações de exercícios e tópicos de educação do paciente são apresentados com uma lista completa de referências para leituras posteriores.”.

Para o estudo completo,clique aqui.

Canadian Family Physician 56(12):1277-1284 © 2010 pelo The College of Family Physicians of Canada
Administração de linfedema secundário relacionado ao câncer de mama. Correspondências para Oren Cheifetz: cheifetz@hhsc.ca

Categoria: X. Sistema genital feminino, Mama. Palavras-chave: linfedema, câncer de mama, tratamento, terapia descongestiva, fisioterapia, exercícios, estudo clínico. Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado no Médico de Famíla Global em 1 de Fevereiro de 2011.