Ablações hidrotermais evitam histerectomia?

Estes autores do Reino Unido buscaram avaliar a taxa de sucesso no longo prazo do sistema de hidrotermoablação (HydroThermAblator, HTA). Eles conduziram um estudo de coorte retrospectivo com 376 pacientes submetidas a HTA durante um período de 8 anos, seguido de revisão das anotações dos casos e distribuição de um questionário validado sobre menorragia.

Eles descobriram que: "A idade média das pacientes foi 43 anos. Complicações operatórias incluíam 3 mulheres (0,8%) que sofreram queimaduras intraoperatórias. Dos 248 (66%) questionários devolvidos, as taxas de satisfação foram altas, em 77%. A taxa de amenorreia foi de 38%, com outras 37% das mulheres relatando diminuição substancial na perda de sangue. No total, 29 (11%) mulheres se submeteram a histerectomia subsequente para menorragia persistente ou dismenorreia. Mulheres mais jovens tiveram chances significativamente maiores de procederem a subsequente histerectomia."

Os autores concluíram que: "Este estudo confirma a satisfação de longo prazo das pacientes com a HTA e que a probabilidade geral de prosseguimento a subsequente histerectomia em 8 anos foi de apenas 11%."

Uma técnica menos invasiva como esta é preferível à histerectomia para a maioria das mulheres com menorragia.

Para o artigo completo, clique aqui.

Am J Obstet Gynecol 204(3):207.e1-207.e8, Março de 2011 © 2011 para Mosby, Inc.
Does hydrothermal ablation avoid hysterectomy? Long-term follow-up. Julia Kopeika, Simon E. Edmonds, Gautam Mehra, Mohamed A. Hefni.

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: menorragia, taxa de amenorreia, taxa de histerectomia, ablação hidrotermal, coorte retrospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 5 de abril de 2011