Lesões relacionadas a esportes no atendimento primário

As lesões relacionadas a esportes são geralmente tratadas por médicos de família. Estes pesquisadores holandeses conduziram uma pesquisa para caracterizar epidemiologicamente lesões relacionadas a esportes em clínica geral. Eles levantaram 612 pacientes com lesões relacionadas a esportes de 21 diferentes clínicas de atendimento primário.

Os pesquisadores descobriram que: "No total, foram registradas 694 lesões relacionadas a esportes. A incidência de lesões relacionadas a esportes foi de 23,7 em 1000 pacientes e prevalência de 27,8 em 1000 pacientes. As lesões relacionadas à prática de futebol são mais proeminentes nesta população, com os membros inferiores três vezes mais envolvidos do que os superiores. Os clínicos frequentemente (60,9%) chegam a um diagnóstico baseado em sintomas. Em 80% dos casos, nenhum exame complementar é realizado, enquanto em 36,5% dos casos, apenas explicação e orientação foram suficientes. Poucos pacientes foram encaminhados a um hospital (6,6%)."

Os pesquisadores concluíram que: "Pacientes com lesões relacionadas a esportes consultam clínicos regularmente (em média uma a duas vezes por semana). Os clínicos tendem a usar diagnósticos não-específicos em lesões relacionadas a esportes. Em parte, isto pode ser devido à falta de diagnósticos específicos disponíveis no sistema de registro atual (Classificação Internacional de Atendimento Primário). Na maioria das vezes essas lesões requerem apenas explicação e orientação médica do clínico. Geralmente, não são necessários exames complementares ou encaminhamentos a hospitais."

Este estudo oferece um instantâneo das lesões relacionadas a esportes e de seu tratamento em ambientes de atendimento primário.

Para o artigo completo, clique aqui.

Family Practice 28(1):29-33, Fevereiro de 2011 © Os Autores 2010
Sports-related injuries in primary health care. Frank Baarveld, Chantal A N Visser, Boudewijn J Kollen e Frank J G Backx. Correspondências para Frank Baarveld: f.baarveld@med.umcg.nl

Categoria: A. Geral/Não-Especificado. Palavras-chave: lesões relacionadas a esportes, futebol, atendimento primário, tratamento, diagnóstico, pesquisa, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 5 de março de 2011