Episódios de atividade física e sexual ligados a eventos cardíacos

Foi proposto que atividades extenuantes podem desencadear eventos cardíacos. Estes pesquisadores dos EUA realizaram uma revisão sistemática de estudos de cruzamento de casos de episódios de atividade física e sexual em eventos cardíacos agudos. Eles buscaram os bancos de dados MEDLINE, EMBASE, e Web of Science chegando a quatorze estudos.

Os pesquisadores descobriram que: "Episódios de atividade física e sexual foram associados a um aumento no risco de infarto do miocárdio (MI, RR = 3,45 e RR = 2,70, respectivamente). Episódios de atividade física foram associados a morte súbita cardíaca (SCD, RR = 4,98). O efeito dos gatilhos na taxa absoluta de eventos foi limitado porque a exposição a atividade física e sexual é infreqüente e de efeito transitório. O aumento do risco absoluto associado a 1 hora de atividade física ou sexual adicional por semana foi estimado como sendo de 2 a 3 por 10 000 pessoas-ano para MI e 1 por 10 000 pessoas-ano para SCD. Os níveis de atividade habitual afetaram significativamente a associação de episódios de atividade física e MI, episódios de atividade física e SCD, e atividade sexual e MI. Em todos os casos, indivíduos com níveis de atividade habitual mais baixos tiveram um RR aumentado para o desencadeamento. Para cada tempo adicional por semana em que um indivíduo esteve habitualmente exposto a atividade física, o RR para MI diminuiu em aproximadamente 45%, e o RR para SCD diminuiu em 30%."

Os pesquisadores concluíram que: "Eventos cardíacos agudos foram significativamente associados a episódios de atividade física e sexual. Esta associação foi atenuada entre pessoas com altos níveis de atividades físicas habituais."

As atividades físicas e sexuais em pessoas com nível de linha de base baixo de atividade física estão associadas a um aumento transitório do risco cardiovascular.

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 305(12):1225-1233, 23 de março de 2011 © 2011 American Medical Association
Association of Episodic Physical and Sexual Activity With Triggering of Acute Cardiac Events. Issa J. Dahabreh, Jessica K. Paulus.

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: atividade física, atividade sexual, infarto do miocárdio, morte súbita cardíaca, síndrome coronária aguda, revisão sistemática com meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 8 de março de 2011