Redução de lesões domésticas em crianças através da instalação de dispositivos de segurança

Estes investigadores americanos e canadenses conduziram um experimento randomizado controlado para testar a eficácia de se instalar dispositivos de segurança nas casas de crianças com taxas de lesões totais e com lesões consideradas uma priori modificável através da instalação desses dispositivos. Os participantes eram mães (n=355) e seus filhos do nascimento até 3 anos de idade, que participaram do estudo da Observação do Lar e Medidas para o Ambiente. A intervenção consistiu na instalação de múltiplas medidas passivas (por exemplo, portões em escadas, trancas em cabinas e detectores de fumaça), a fim de reduzir a exposição a riscos de lesões. Os riscos de lesões foram avaliados em visitas ao lar por equipes de assistentes de pesquisa treinados, utilizando uma pesquisa validada.

Eles descobriram que: " A idade média de crianças na intervenção foi de 6,3 meses. Os riscos de lesão foram reduzidos nas casas de intervenção, mas não nas casas de controle aos 1 e 2 anos. Não houve diferença na taxa para todas as lesões medicamente assistidas nas crianças de intervenção em comparação com as de controle: 14,3 lesões contra 20,8 lesões por 100 anos criança; mas houve uma redução significativa na taxa de lesões modificáveis e medicamente assistidas em crianças de intervenção, comparada com as de controle: 2,3 lesões contra 7,7 lesões por 100 anos criança. "

Os autores concluíram que: "Uma intervenção para reduzir a exposição a riscos domésticos levaram a uma redução de 70% na taxa de lesões modificáveis e medicamente assistidas."

Essas medidas possuem um baixo custo e podem prevenir lesões significativas.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 165(4):339-345, abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
A Randomized Controlled Trial of Home Injury Hazard Reduction-The HOME Injury Study. Kieran J. Phelan, Jane Khoury, Yingying Xu, Stacey Liddy, Richard Hornung, Bruce P. Lanphear. Correspondências para Dr. Phelan: kieran.phelan@cchmc.org

Categoria: A. Geral/ Não Especificado. Palavras-chave: lesão, crianças, casas, prevenção, experimento randomizado controlado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 19 de abril de 2011