As semelhanças entre apendicite e diverticulite sugerem patogênese em comum

A apendicite não-perfurante é primariamente uma doença de crianças, e a diverticulite não-perfurante afeta, em sua maioria, adultos mais velhos. Apesar dessas diferenças de idade, as doenças compartilham muitas características epidemiológicas, tais como a associação a uma boa higiene e dietas pobres em fibras. Os autores americanos teorizaram que a apendicite e a diverticulite não-perfurantes são manifestações diferentes do mesmo processo subjacente ao cólon, e em caso positivo, deveriam ser temporariamente relacionados. Eles analisaram dados da Pesquisa de Alta de Pacientes do Hospital Nacional para investigar a incidência de admissões por apendicite em crianças e diverticulite em adultos entre 1979 e 2006.

Eles descobriram que: "As taxas de incidência de apendicite e diverticulite não-perfurantes apresentaram tendências seculares com a forma de U. As taxas de apendicite e diverticulite não-perfurantes aumentaram ligeiramente através de todos os anos de estudo. A análise de co-interação demonstrou que as taxas de apendicite e diverticulite não-perfurantes não se co-integraram significativamente ao longo do tempo. As taxas de apendicite e diverticulite não-perfurantes não variaram juntas. As taxas de apendicite e diverticulite não-perfurantes foram significativamente co-integradas ao longo do tempo.

Os autores concluíram que: "A apendicite na infância e a diverticulite na idade adulta parecem ser doenças semelhantes, sugerindo uma patogênese subjacente comum. As tendências seculares para as formas perfurante e não-perfurante são notavelmente diferentes. Pelo menos para a apendicite, a doença perfurante pode não ser um resultado inevitável do tratamento tardio da doença não-perfurante. Se a apendicite representa o mesmo processo patofisiológico que a diverticulite, ela pode ser passível com antibiótico ao invés de tratamento cirúrgico."

 
Conceito interessante, mas ainda não há nenhuma evidência para guiar as decisões no tratamento.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Surg 146(3):308-314, março 2011 © 2011 para a American Medical Association
Epidemiological Similarities Between Appendicitis and Diverticulitis Suggesting a Common Underlying Pathogenesis. Edward H. Livingston, Thomas B. Fomby, Wayne A. Woodward, Robert W. Haley. Correspondências para Dr. Livingston: edward.livingston@utsouthwestern.edu

Category: D. Digestivo. Palavras-chave: appendicite, diverticulite, crianças, adultos, análise secundária de base de dados, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 19 de abril de 2011