Agentes microbiais e a gravidade na pneumonia adquirida na comunidade

Há um número de diferentes patógenos que podem causar a pneumonia adquirida na comunidade (PAC). Estes pesquisadores espanhóis e alemães examinaram os agentes microbiais e a gravidade da PAC. Eles usaram duas ferramentas, o índice de gravidade da pneumonia e o CURB-65 para caracterizar a gravidade da doença. Eles analisaram 3523 pacientes com PAC, tanto ambulatoriais quanto hospitalares.

Os pesquisadores descobriram que: "A etiologia foi estabelecida em 1463 pacientes (42%) dentre os quais 257 morreram (7%). A classificação das etiologias variou segundo o local da assistência, com frequência crescente de Streptococcus pneumoniae e etiologias misturadas e com frequência decrescente de patógenos atípicos em pacientes hospitalizados e aqueles em UTIs. A distribuição de etiologias segundo as pontuações de gravidade mostraram padrões correspondentes. Entretanto, as pontuações de gravidade foram mais sensíveis a bacilos gram-negativos entéricos (BGNE) e a Pseudomonas aeruginosa e menos sensíveis na identificação de etiologias misturadas, como condições de alto risco e risco moderado. As taxas de mortalidade segundo a pontuação de etiologia e gravidade mostraram taxas de mortalidade crescentes para todos os patógenos, exceto patógenos atípicos. A pneumonia S teve o número mais alto de mortes, enquanto os BGNE, aeruginosa P, Staphylococcus aureus e etiologias misturadas tiveram as taxas mais altas de mortalidade. A Legionella pneumophila foi igualmente distribuída segundo o local de assistência e pontos prognósticos.

Os pesquisadores concluíram que: "A PAC causada por patógenos bacterianos atípicos é reconhecida tanto clinicamente quanto por pontuação de gravidade, como uma condição de baixo risco. Os pontos de gravidade são mais sensíveis na identificação de pacientes com BGNE e aeruginosa P como etiologias de alto risco e risco moderado, enquanto as etiologias misturadas podem ser subestimadas. "

A gravidade da pneumonia está ligada a diferentes patógenos, e os pontos de gravidade têm sensibilidades variadas, dependendo do(s) patógeno(s) envolvido(s).

Para o resumo completo, clique aqui.

Thorax 66(4):340-346, abril de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society
Microbial aetiology of community-acquired pneumonia and its relation to severity. Catia Cillóniz, Santiago Ewig, Eva Polverino, et al. Correspondence to Antoni Torres: atorres@ub.edu

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: pneumonia, adquirida na comunidade, bactéria, avaliação de gravidade, mortalidade,estudo epidemiológico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 12 de abril de 2011