IBPs não são eficientes para uso rotineiro de adultos com asma

Autores americanos procuraram avaliar a eficácia dos inibidores de bomba de prótons (IBPs) no tratamento da asma usando medidas resultantes objetivas e subjetivas numa meta-análise de experimentos aleatórios controlados. Primeiro resultado de interesse foi a taxa matutina de pico de fluxo expiratório (PFE). Resultados secundários incluíram medidas objetivas (taxa noturna de PFE e volume expiratório forçado em 1 segundo) e subjetivas (contagem de sintomas de asma e pontuação no Questionário de Qualidade de Vida com Asma). A influência das características de estudo nos resultados foi examinada pela análise do sub-grupo e pela meta-regressão.

Eles descobriram: “Onze experimentos (2524 pacientes) encontraram critérios de inclusão. No geral, os pacientes apresentaram uma taxa de PFE matutina média mais elevada após tratamento com IBPs em comparação com o placebo (diferença média, 8.68 L/min). Nenhum efeito único de amplo-estudo, efeito temporal ou de publicação tendenciosa foi notado.O subgrupo de análise revelou uma tendência através de uma ampla melhora na taxa matutina de PFE nos estudos envolvendo apenas pacientes com refluxo gastrointestinal (diferença média, 16.90 L/min). A análise dos resultados secundários (contagem dos sintomas de asma, pontuação no Questionário de Qualidade de Vida com Asma, taxa noturna de PFE e volume expiratório forçado em 1 segundo) não mostraram nenhuma diferença significante entre IBPs e placebo.”

Os autores concluíram: "A terapia com inibidores de bomba de prótons em adultos com asma resulta numa melhora pequena, mas estatisticamente significante na taxa matutina de PFE. A magnitude desta melhora, entretanto, é improvável que tenha relevância clínica significativa. Há evidências insuficientes para a recomendação do uso empírico de IBPs no tratamento de rotina para a asma."

Guarde os IBPs para casos específicos.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(7):620-629, 11 de Abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
The Efficacy of Proton Pump Inhibitors for the Treatment of Asthma in Adults-A Meta-analysis. Walter W. Chan, Eric Chiou, Keith L. Obstein, April S. Tignor, Tom L. Whitlock. Correspondências para Dr. Chan: wwchan@partners.org

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: inibidores de bomba de prótons, IBPs, adultos, asma, meta-análise de experimentos aleatórios controlados,observação diária..
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 22 de Abril de 2011