Fatores de risco para depressão recorrente

O transtorno depressivo possui um risco substancial de recorrência. Estes pesquisadores estonianos procuraram por fatores associados à depressão recorrente. Eles incluíram pacientes adultos (com idades entre 18 e 75, n = 1094) de clínicas familiares por toda a Estônia e foram acompanhados entre 6 e 12 meses. O humor foi avaliado utilizando-se a Entrevista Diagnóstica Internacional Composta, que foi relacionada aos resultados de um questionário que os pacientes preencheram.

Os pesquisadores relataram que: “Depressão foi diagnosticada em 13% dos pacientes. Vinte e oito por cento dos pacientes depressivos tiveram um episódio recorrente 12 meses depois. As chances de ter depressão recorrente foram significativamente maiores para pacientes com histórico de abuso de drogas, Razão de Chance (RC) 7,48, para pacientes que sofreram discriminação, RC 2,92 e para pacientes com histórico de abuso na infância, RC 1,58.”

Os pesquisadores concluíram que: “Um terço dos pacientes desenvolveram depressão recorrente. Abuso de drogas, discriminação e abuso na infância previram a depressão recorrente. Tais fatores devem ser levados em consideração por médicos familiares no tratamento de pacientes com depressão.”

Alguns fatores de risco para depressão recorrente no período de 12 meses são identificados, especialmente o abuso de drogas.

Para o artigo completo, clique aqui.

Family Practice 28(1):22-28, Fevereiro de 2011 © O Autor 2010
Factors associated with recurrent depression: a prospective study in family practice. Kadri Suijaa, Anu Aluojab, Ruth Kaldaa e Heidi-Ingrid Maaroosa. Correspondência para Kadri Suijaa: kadri.suija@ut.ee

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: depressão, recorrência, fatores de risco, uso de drogas, discriminação, estudo prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 26 de abril de 2011