Naltrexona injetável de liberação estendida para dependência em opioides

 Os pesquisadores da Rússia e dos EUA visaram avaliar a eficácia, segurança, e resultados relatados pelos pacientes de uma fórmula injetável, mensal e de liberação estendida do antagonista opioide naltrexona (XR-NTX) no tratamento de pacientes com dependência em opioides após desintoxicação. Eles realizaram um ensaio duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, de 24 semanas em 250 pacientes com distúrbio de dependência em opioides. Eles indicaram os pacientes randomicamente (1:1) a tomar XR-NTX 380 mg ou placebo. Os participantes também receberam 12 sessões de aconselhamento, sendo duas sessões por semana. A alocação do tratamento permaneceu mascarada para os participantes, pesquisadores, equipe, e para o patrocinador.

A proporção média de semanas de abstinência confirmada foi de 90,0% no grupo da XR-NTX comparados a 35,0% no grupo do placebo (significativo). Os pacientes no grupo da XR-NTX auto-relataram uma média de 99,2% dias sem opioides comparados a 60,4% para o grupo do placebo (significativo). A mudança média na ânsia foi de -10,1 no grupo da XR-NTX comparados a 0,7 no grupo do placebo (significativo). A retenção média foi de mais de 168 dias no grupo da XR-NTX comparados a 96 dias no grupo do placebo (significativo). O desafio de naloxona confirmou o relapso para dependência fisiológica em opioides para 17 pacientes no grupo do placebo comparados a um no grupo da XR-NTX (significativo). A XR-NTX foi bem tolerada. Dois pacientes em cada grupo interromperam o estudo devido a eventos adversos. Nenhum paciente tratado com XR-NTX morreu, teve uma overdose, ou teve que interromper o tratamento devido a eventos adversos graves.

Os pesquisadores concluíram que: "A XR-NTX representa uma nova opção de tratamento distinta do tratamento de manutenção com agonista de opioide. A XR-NTX em conjunto com tratamento psicossocial pode melhorar a aceitação de farmacoterapia para dependência em opioides e oferecer uma opção útil de tratamento para muitos pacientes."

Isto parece muito esperançoso, mas requer um acompanhamento de prazo mais longo e um braço de estudo com outras terapias aceitas (ex. agonistas opioides, como mencionado na conclusão).

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 377 (9776):1506-1513, 30 de Abril de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Injectable extended-release naltrexone for opioid dependence: a double-blind, placebo-controlled, multicentre randomised trial. Evgeny Krupitsky, Edward V Nunes, Walter Ling et al. Correspondências para Evgeny Krupitsky: kruenator@gmail.com

Categoria: Z. Problemas Sociais. Palavras-chave: injetável, liberação estendida, naltrexona, opioide, dependência, duplo-cego, controlado por placebo, ensaio randomizado multicentro, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 13 de Maio de 2011