Pagamento por desempenho pode melhorar serviços de saúde

É urgentemente necessária uma prova sobre os melhores métodos com os quais acelerar o progresso para atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Pesquisadores avaliaram o efeito do pagamento baseado no desempenho de prestadores de saúde (pagamento por desempenho; PPD) no uso e qualidade de serviços de cuidados maternos e infantis em centros de saúde em Ruanda. 166 instalações foram inscritas aleatoriamente no nível distrital ou para começar o financiamento do PPD entre Junho de 2006 e Outubro de 2006 (grupo de intervenção; n=80), ou para continuar com o financiamento tradicional baseado em receita até 23 meses após a linha de base do estudo (grupo de controle; n=86). Aleatorização foi feita por arremesso de moeda. Os pesquisadores analisaram instalações e 2158 domicílios na linha de base e após 23 meses.

O modelo estimou que as instalações no grupo de intervenção tiveram um aumento de 23% no número de fornecimentos institucionais e aumentos no número de atendimentos preventivos por crianças de 23 meses ou mais novas (56%) e entre 24 e 59 meses (132%). Nenhuma melhora foi vista no número de mulheres completando quatro consultas de pré-natal ou de crianças recebendo calendários completos de vacinação. Também foi estimado um aumento de 0,157 desvios padrão na qualidade pré-natal conforme medido em concordância com as diretrizes clínicas práticas de assistências pré-natais de Ruanda.

Os pesquisadores concluíram: “O esquema PPD em Ruanda teve maior efeito naqueles serviços que tiveram taxas de pagamento mais altas e precisaram de menor esforço do fornecedor de serviços. Incentivos de desempenho financeiro por PPD podem melhorar tanto o uso quanto a qualidade de serviços de cuidados maternos e infantis, e podem ser uma intervenção útil para acelerar o progresso para as Metas de Desenvolvimento do Milênio para a saúde materna e infantil.”

Isto não é externamente generalizável.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 377(9775):1421-1428, 23 de Abril de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Efeito nos serviços maternos e infantis de saúde em Ruanda do pagamento para fornecedores de cuidados primários de saúde para desempenho: uma avaliação de impacto. Paulin Basinga, Paul J Gertler, Agnes Binagwaho et al. Correspondência para Paul J Gertler: gertler@haas.berkeley.edu

Categoria: HSR. Health Services Research. Palavras-chave: materno, saúde infantil, serviços, pagamento, cuidados primários de saúde, fornecedores, desempenho, Ruanda, avaliação de impacto, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 20 de Maio de 2011