Enfrentamento encoberto com tratamento injusto ligado a doença cardiovascular em homens

Enfrentamento encoberto com tratamento injusto no trabalho – ocorrendo quando um empregado não mostra ao “agressor“ que se sente tratado injustamente – foi encontrado como sendo associado a fatores de risco cardiovascular. Um estudo prospectivo de grupo (o estudo WOLF de Estocolmo) de locais de trabalho na área de Estocolmo foi examinado pela Suécia para determinar se o enfrentamento encoberto também prevê doença coronária incidente.

Quarenta e sete participantes tiveram infarto do miocárdio ou morreram de doença isquêmica do coração durante o acompanhamento. Após ajuste para idade, fatores socioeconômicos, comportamentos de risco, tensão no trabalho e fatores de risco biológico na linha de base, houve uma relação dose-resposta entre o enfrentamento encoberto e o risco de infarto incidente do miocárdio ou morte cardíaca. Homens que usaram freqüentemente o enfrentamento encoberto tinham risco 2,29 vezes maior do que aqueles que não usaram o enfrentamento. Restringir a análise para os comportamentos de enfrentamentos diretos só reforçaram esta associação.

Os pesquisadores concluíram: “Neste estudo, o enfrentamento encoberto é fortemente relacionado ao maior risco de doença cardiovascular fatal.”

Enfrentamento encoberto parece ser uma abordagem disfuncional.

Para o artigo completo, clique aqui.

J Epidemiol Community Health Maio de 2011 65:420-425 © 2011 pela Editora BMJ Ltda.
Enfrentamento encoberto com tratamento injusto no trabalho e risco de infarto do miocárdio e morte cardíaca entre homens: estudo prospectivo de grupo. C Leineweber, H Westerlund, T Theorell et al. Correspondência para Constanze Leineweber: constanze.leineweber@stressforskning.su.se

Categoria: K. Circulatório, P. Psicológico. Palavras-chave: encoberto, enfrentamento, tratamento injusto, trabalho, risco, infarto do miocárdio, morte cardíaca, homens, estudo prospectivo de grupo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 20 de Maio de 2011