Eficácia do tratamento comportamental breve para insônia crônica em adultos mais velhos

O objetivo deste estudo por autores americanos foi de testar a eficácia do tratamento comportamental breve para insônia (TCBI) versus uma condição de controle de informação (CI). Um total de 79 adultos mais velhos (idade média de 71,7 anos; 54 mulheres [70%

Os autores descobriram: “Resposta categoricamente definida (67% {n = 26} versus 25% {n = 10}) e a proporção de participantes sem insônia (55% {n = 21} versus 13% {n = 5}) foram significativamente maiores para TCBI do que para CI. O número necessário para ser tratado era de 2,4 para cada resultado. Não foram encontrados efeitos diferenciais para os subgrupos conforme o uso de hipnótico ou antidepressivo, apnéia do sono, ou fonte de recrutamento. O TCBI produziu resultados significativamente melhores em sono e saúde, diário de sono, e actimetria auto-reportadas, mas não polissonografia. Melhoramentos foram mantidos por 6 meses.”

Os autores concluíram: “Descobrimos que TCBI é uma intervenção simples, eficaz e durável para insônia crônica em adultos mais velhos que tem potencial para a disseminação por locais médicos.”

Melhor do que uma abordagem farmacológica de primeira linha.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(10):887-895, 23 de Maio de 2011 © 2011 à Associação Médica Americana
Eficácia do Tratamento Comportamental Breve para Insônia Crônica em Adultos Mais Velhos. Daniel J. Buysse, Anne Germain, Douglas E. Moul, et al. Correspondência para Dr. Buyssse: buyssedj@upmc.edu

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: insônia, adultos mais velhos, terapia comportamental breve, teste selecionado controlado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 7 de Junho de 2011