Registros eletrônicos de saúde e apoio à decisão clínica não necessariamente melhoram a assistência

Registros eletrônicos de saúde (RES) são usados cada vez mais por médicos ambulatoriais dos EUA. Eles podiam melhorar a assistência via apoio à decisão clínica (ADC) e lembretes e alertas eletrônicos baseados em diretrizes. Utilizando dados representativos nacionais, autores americanos testaram a hipótese de que uma maior qualidade de assistência seria associada aos RESs e ao ADC. Foram analisados dados de pesquisas médicas em 255.402 visitas a pacientes de ambulatórios em centros não federais e hospitais da Pesquisa Nacional de Assistência Médica Ambulatorial 2005-2007 e da Pesquisa Nacional de Assistência Médica Ambulatorial Hospitalar. Baseados em 20 indicadores de qualidade previamente desenvolvidos, foram avaliadas as relações dos RESs e ADC com a prestação de assistência de concordância de diretrizes.

Os autores descobriram: “Registros eletrônicos de saúde foram usados em 30% de um estimado de 1,1 bilhão anual de visitas a pacientes nos EUA. Apoio à decisão clínica estava em 57% destas visitas aos RES (17% de todas as visitas). O uso de RESs e de ADC era mais provável no Ocidente e em locais de grande atividade médica que em práticas individuais. Somente em 1 dos 20 indicadores a qualidade era maior nas visitas aos RES do que nas visitas a não-RES (aconselhamento dietético em adultos com alto risco, razão de chances ajustada, 1,65). Entre as visitas aos RES, somente 1 dos 20 indicadores de qualidade mostraram performance significativamente melhor nas visitas com ADC comparadas às visitas aos RES sem ADC (falta de pedido de eletrocardiografia de rotina em pacientes de baixo risco, razão de chances ajustada, 2,88). Não houve outras diferenças de qualidade significativas.”

Os autores concluíram: “Nossos achados não indicam associação consistente entre RESs e ADC e melhor qualidade. Estes resultados levantam preocupações sobre a habilidade da tecnologia de informação da saúde de alterar fundamentalmente a qualidade da assistência ambulatorial.”

Vai ser necessário mais do que registros eletrônicos e sistemas de lembrete para mudar o fornecimento de assistência de concordância de diretrizes.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(10):897-903, 23 de Maio de 2011 © 2011 à Associação Médica Americana
Registros Eletrônicos de Saúde e Sistemas de Apoio à Decisão Clínica -Impacto na Qualidade da Assistência Ambulatória Nacional. Max J. Romano, Randall S. Stafford. Correspondência para Max Romano: mromano4@jhmi.edu

Categoria: HSR. Health Services Research. Palavras-chave: registro eletrônico de saúde, apoio à decisão clínica, lembretes, alertas, pesquisa nacional de corte transversal, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 7 de Junho de 2011