Crioterapia versus ácido salicílico para verrugas plantares

Estes ingleses e irlandeses pesquisaram o eficácia clínica do ácido salicílico versus a crioterapia no tratamento de verrugas plantares. Eles realizaram um estudo multicêntrico controlado randomizado. Eles recrutaram 240 pacientes com verrugas plantares com idade de 12 anos ou mais que foram randomizados para crioterapia de nitrogênio líquido (até quatro tratamentos) entregue por um prestador de cuidados de saúde ou auto tratamento diário com 50% de ácido salicílico.

Os pesquisadores descobriram que: “Não há evidência de diferença entre os grupos que usaram o ácido salicílico e a crioterapia na proporção de participantes com depuração completa de todas as verrugas plantares em 12 semanas (17/119 (14%) contra 15/110 (14%), diferença de 0,65%). Os resultados não se alteraram quando a análise foi repetida, e sim com um ajuste de idade, se a verruga havia sido tratada anteriormente, e o tipo de verruga plantar ou a preferência dos pacientes no início do estudo. Não houve evidência de diferença entre o grupo de ácido salicílico e o de crioterapia na remoção auto relatada das verrugas plantares em seis meses (29/95 (31%) contra 33/98 (34%), diferença de -3,15%) ou no tempo da remoção (taxa de risco 0,80). Também não houve evidência de diferença no número de verrugas plantares em 12 semanas (proporção da taxa de incidência 1,08 (0,81 para 1,43), P=0,62)."

Os pesquisadores concluíram que: “Ácido Salicílico e Crioterapia foram igualmente efetivos para a remoção de verrugas plantares.”

Tanto a crioterapia quanto o ácido salicílico resultaram em somente 14% de índice de sucesso total no tratamento de verrugas plantares

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:d3271, 7 de junho de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Cryotherapy versus salicylic acid for the treatment of plantar warts (verrucae): a randomised controlled trial. Sarah Cockayne, Catherine Hewitt, Kate Hicks, et al. Correspondência para S Cockayne: sarah.cockayne@york.ac.uk

Categoria: Pele. Palavras-chave: verrugas, plantares, tratamento, crioterapia, ácido salicílico, estudo controlado randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor 28 de junho de 2011