Selênio benéfico para orbitopatia de Graves leve

 

Radicais livres de oxigênio e citocinas desempenham um papel patogênico na orbitopatia de Graves. Estes autores de países europeus realizaram um ensaio clínico randomizado duplo-cego com placebo, a fim de determinar o efeito do selênio (um agente antioxidante) ou pentoxifilina (um agente antiinflamatório) em 159 pacientes com orbitopatia de Graves leve. Os pacientes receberam selênio (100 mcg duas vezes ao dia), pentoxifilina (600 mg duas vezes ao dia), ou placebo (duas vezes ao dia) oralmente por 6 meses e foram, então, acompanhados pelos 6 meses após o término do tratamento. Os resultados primários nos 6 meses foram avaliados através de uma avaliação oftalmológica geral, conduzida por um oftalmologista que não estava ciente das designações do tratamento, e pelo autorrelato dos pacientes.

Eles descobriram que: "Na avaliação de 6 meses, o tratamento com selênio, mas não com pentoxifilina, foi associado a um aumento na qualidade de vida, a um menor envolvimento dos olhos e diminuiu a progressão da orbitopatia de Graves, quando comparado ao placebo. A Pontuação da Atividade Clínica diminuiu em todos os grupos, mas a mudança foi significativamente maior nos pacientes tratados com selênio. As avaliações exploratórias nos 12 meses confirmaram os resultados obtidos em 6 meses. Dois pacientes designados ao placebo e um à pentofixilina necessitaram de terapia imunossupressiva para a deteriorização em sua condição. Nenhum evento adverso foi evidente com o selênio, enquanto que a pentofixilina foi associada a problemas gastrointestinais freqüentes."

Os autores concluíram que: "A administração com selênio aumentou significativamente a qualidade de vida, reduziu o envolvimento ocular e diminuiu a progressão da doença nos pacientes com orbitopatia de Graves leve."

Boa evidência do benefício de selênio para limitar a orbitopatia de Graves.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1920-1931, 19 de Maio de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Selenium and the Course of Mild Graves’ Orbitopathy. Claudio Marcocci, George J. Kahaly, Gerasimos E. Krassas, et al. Correspondências para Dr. Marcocci: claudio.marcocci@med.unipi.it

Categoria: F. Olhos. Palavras-chave: doença de Graves, orbitopatia, selênio, pentoxifillina, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 31 de maio de 2011