Beta-bloqueadores e a administração da DPOC

Beta-agonistas são um esteio da terapia para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Pesquisadores escoceses observaram o efeito de beta-bloqueadores quando adicionados a pacientes com DPOC. Eles executaram um estudo de grupo retrospectivo com um banco de dados dos pacientes com DPOC na Escócia (TARDIS) juntamente com uso de medicação, hospitalização e mortalidade. Eles cadastraram pacientes acima dos 50 anos de idade com DPOC (n=5977). Os principais resultados das medidas das razões de risco foram calculados usando regressões Cox de risco proporcional. Oitenta e oito por cento do â-bloqueador usado no estudo foram cardiosseletivos.

Os pesquisadores descobriram: “Houve uma redução geral de 22% em todas as causas de mortalidade com uso de beta-bloqueador. Ademais, houveram benefícios aditivos de beta-bloqueadores em todas as causas de mortalidade em todas as etapas do tratamento para DPOC. Comparados com os controles (dada apenas a terapia de inalação tanto com beta-agonistas de ação curta quanto com antimuscaricínicos de ação curta), a taxa de risco ajustada para todas as causas de mortalidade foi de 0,28 para tratamento por inalação de corticosteróide, beta-agonista de ação longa, e antimuscaricínico de ação longa mais â-bloqueador versus 0,43 sem beta-bloqueador. Houve tendências similares mostrando benefícios aditivos dos beta-bloqueadores na redução do uso oral de corticosteróides e admissões em hospitais devido a doenças respiratórias. Beta-bloqueadores não têm impacto deletério nas funções do pulmão em todas as etapas do tratamento quando dados em conjunto tanto com beta-agonista de ação longa quanto agente antimuscaricínico.”

Os pesquisadores concluíram: “ Beta-bloqueadores podem reduzir a mortalidade e exacerbações da DPOC quando adicionados à terapia de inalação estabelecida por etapas para DPOC, independentemente de doença cardiovascular evidente e drogas cardíacas, e sem efeitos adversos das funções do pulmão.”

Este estudo encontra evidências de que beta-bloqueadores são, na verdade, benéficos em pacientes com DPOC.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d2549, 10 de Maio de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Effect of beta-blockers in treatment of chronic obstructive pulmonary disease: a retrospective cohort study. Philip M Short, Samuel I W Lipworth, Douglas H J Elder, Stuart Schembri, Brian J Lipworth. Correspondência a B J Lipworth: brianlipworth@gmail.com

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: beta-bloqueadores, DPOC, beta-agonistas, mortalidade, exacerbações, estudo de grupo retrospectivo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 3 de Junho de 2011