Caracterização de cepa recente de E. coli associada a síndrome urêmica hemolítica

Em um surto em andamento da síndrome urêmica hemolítica e de diárreia sanguinolenta causado pela cepa virulenta de Escherichia coli O104:H4 na Alemanha (com alguns casos em outras partes da Europa e na América do Norte), 810 casos da síndrome e 39 mortes ocorreram desde o início de maio de 2011. Os pesquisadores da Alemanha analisaram perfis de virulência e fenótipos relevantes do surto isolados recuperados em seu laboratório. Eles analisaram amostras fecais de 80 pacientes que havia submetido ao Laboratório Nacional de Consultoria Síndrome Urêmica Hemolítica em Münster, Alemanha, entre 23 de maio e 2 de junho de 2011.

Todos os isolados eram do clone HUSEC041 (sequência tipo 678). Todos compartilhavam perfis de virulência combinando loci da E coli produtora de toxina Shiga típica (stx2, iha, lpfO26, lpfO113) e da E coli enteroagregativa (aggA, aggR, set1, pic, aap) e expressaram os fenótipos que definem a E coli produtora de toxina Shiga e a E coli enteroagregativa, incluindo a produção de toxina Shiga 2 e aderência agregativa às células epiteliais. Os isolados exibiram ainda um fenótipo de amplo espectro de a-lactamase ausente na HUSEC041.
Os pesquisadores concluíram que: "A aderência aumentada da cepa ao epitélio intestinal pode facilitar a absorção sistêmica da toxina Shiga e poderia explicar a alta progressão para síndrome urêmica hemolítica. Este surto demonstra que perfis mistos de virulência em patógenos entéricos, quando introduzidos em populações suscetíveis, podem ter consequências extremas para os indivíduos infectados."

O estudo e a publicação se deram tão rápido!

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet Infectious Diseases publicado online em 23 de junho de 2011 © 2011 Elsevier Limited Characterisation of the Escherichia coli strain associated with an outbreak of haemolytic uraemic syndrome in Germany, 2011: a microbiological study. Martina Bielaszewska, Alexander Mellmann, Wenlan Zhang et al. Correspondências para Helge Karch: hkarch@uni-muenster.de

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: E.coli, cepa, síndrome urêmica hemolítica, Alemanha, estudo microbiológico, Jornal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 15 de julho de 2011