A bupropiona agrava a síndrome das pernas inquietas?

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) pode ser agravada por diversos medicamentos antidepressivos. Estes pesquisadores americanos examinaram se a bupropiona, que funciona através de um novo mecanismo comparado com outros antidepressivos, poderia afetar os sintomas de SPI através de um ensaio clínico randomizado controlado, duplo cego. Os inscritos tinham SPI moderada à grave (n=29) e receberam ou 150 mg diário de bupropiona de liberação prolongada ou placebo. A escala de severidade do Grupo Internacional de Estudos da Síndrome das Pernas Inquietas (IRLSSG) foi utilizada para medir o controle de sintomas (pontuações mais baixas se equiparam com melhora dos sintomas).

Os pesquisadores descobriram que: “Em 3 semanas, as pontuações IRLSSG foram de 10,8 pontos mais baixas no grupo da bupropiona e 6,0 pontos mais baixa no grupo de placebo. Em 6 semanas, as pontuações IRLSSG foram 10,4 pontos mais baixas no grupo da bupropiona e 7,6 pontos mais baixas no grupo de placebo. Bupropiona foi mais eficaz do que placebo no tratamento de SPI em 3 semanas. Entretanto, a diferença entre os dois não foi tão significantiva em 6 semanas.”
Os pesquisadores concluíram que: “Os dados do nosso estudo sugeriram que a bupropiona não agrava os sintomas da SPI e pode ser uma escolha razoável caso seja necessário que uma pessoa com SPI utilize antidepressivos. Maiores estudos que incluam titulação de bupropiona devem ser considerados para determinar se a bupropiona é apropriada para o tratamento primário de SPI, considerando particularmente o baixo custo e os efeitos colaterais favoráveis comparados com os agonistas da dopamina de primeira linha recomendados atualmente.”

Este pequeno ensaio descobriu que a bupropiona não agravou os sintomas da SPI, e pode até mesmo melhorá-los.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Journal of the American Board of Family Medicine 24(4):422-428, junho de 2011 © 2011 American Board of Family Medicine
Bupropion and Restless Legs Syndrome: A Randomized Controlled Trial. Max Bayard, Beth Bailey, Deep Acharya, et al. Correspondência para Max Bayard: mbayard@nmcinc.org

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: síndrome das pernas inquietas, SPI, bupropiona, depressão, antidepressivos, ensaio controlado randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 26 de julho de 2011