Associação entre HbA1c e insuficiência cardíaca em pacientes jovens com DM1

O baixo controle glicêmico está associado a complicações micro e macrovasculares no diabetes tipo 1, mas não se sabe se o controle glicêmico está associado à insuficiência cardíaca nesses pacientes. Pesquisadores da Suécia buscaram avaliar essa associação em um grande coorte de paciente com diabetes tipo 1 identificados do registro nacional de diabetes da Suécia. Eles identificaram todos os pacientes (com 18 anos ou mais) portadores de diabetes tipo 1 e sem o conhecimento de insuficiência cardíaca, que foram registrados no registro nacional de diabetes entre janeiro de 1998 e dezembro de 2003. Estes pacientes foram acompanhados até a admissão hospitalar por insuficiência cardíaca, morte ou o final do acompanhamento, em 31 de dezembro de 2009.

Em um coorte de 20.985 pacientes com idade média de 38,6 anos na linha de base, 3% foram admitidos em hospital com diagnóstico primário ou secundário de insuficiência cardíaca durante um acompanhamento médio de 9,0 anos, e com uma incidência de 3,38 eventos por 1000 pacientes-anos. A incidência aumentou monotonicamente com HbA1c em uma faixa de 1,42—5,20 por 1000 pacientes-anos entre pacientes com as categorias mais baixas (menor que 6,5%) e as mais altas (maior ou igual a 10,5%) de HbA1c. Em uma análise de regressão de Cox, com ajuste para a idade, sexo, duração do diabetes, fatores de risco cardiovascular , e intervenção em infarto agudo do miocárdio e outras comorbidades, a taxa de risco para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca foi de 3,98 em pacientes com HbA1c de 10,5% ou superior, em comparação com um grupo referencial de pacientes com HbA1c menor que 6,5%. O risco de insuficiência cardíaca aumentou com a idade e a duração do diabetes; Outros fatores modificáveis associados ao aumento do risco de insuficiência cardíaca foram o tabagismo, pressão arterial sistólica alta e índice de massa corporal aumentado. Em um subgrupo de 18.281 pacientes (87%) com dados para lipídios do sangue, o colesterol HDL alto foi associado a um risco menor de insuficiência cardíaca, mas não houve associação com o colesterol LDL.

Os pesquisadores concluíram que: "A associação positiva entre o HbA1c e o risco de insuficiência cardíaca em pacientes razoavelmente jovens com diabetes tipo 1 indica um potencial para a prevenção de insuficiência cardíaca com um melhor controle glicêmico.”

São informações e motivações importantes para um controle melhor.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 378(9786):140-146, 9 de julho de 2011 © 2011 Elsevier Limited Glycaemic control and incidence of heart failure in 20,985 patients with type 1 diabetes: an observational study. Marcus Lind, Ioannis Bounias, Marita Olsson et al. Correspondências para Marcus Lind: lind.marcus@telia.com
Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: controle glicêmico, incidência, insuficiência cardíaca, diabetes tipo 1, estudo observacional, Journal Watch
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 29 de julho de 2011