Pode um programa de saúde com base comunitária diminuir a morbidade cardiovascular?

 Embora muitas intervenções tenham mostrado ter um efeito nos fatores de risco cardiovasculares, a verdadeira questão é se há benefícios clinicamente significativos. Esses pesquisadores canadenses examinaram o programa de conscientização de saúde cardiovascular com base comunitária (CHAP) em morbidade de doenças cardiovasculares via um estudo randomizado de um grupo comunitário. Pacientes residentes na comunidade geriátrica (com 65 anos e acima) em vários locais foram randomizados para receber CHAP versus nenhuma intervenção. Nas comunidades CHAP, os residentes foram convidados a uma avaliação de risco cardiovascular e sessões de educação.

Os pesquisadores descobriram que: "Todas as 20 comunidades de intervenção implantaram com sucesso o CHAP. Um total de 1265 sessões com três horas de duração foram realizadas em 129/145 (89%) farmácias durante o programa de 10 semanas. 15?889 participantes tiveram um total de 27.358 exames cardiovasculares com a assistência de 577 voluntários. Após o ajuste para os índices de admissão no hospital no ano anterior à intervenção, o CHAP foi associado com uma redução relativa de 9% no ponto final composto (relação da taxa 0,91) ou 3,02 menos admissões hospitalares anuais para doenças cardiovasculares por 1000 pessoas com idade de 65 anos ou superior. Reduções estatisticamente significativas favorecendo as comunidades de intervenção foram vistas em internações por infarto agudo do miocárdio (relação da taxa 0,87) e insuficiência cardíaca congestiva (0,90) mas não para derrame (0,99)."

Os pesquisadores concluíram que: "A promoção da saúde e programa de prevenção colaborativa em várias frentes com base comunitária destinado a adultos mais velhos podem reduzir a morbidade cardiovascular em nível de população."

Esse programa de educação de saúde com base comunitária mostrou ter benefícios na morbidade cardiovascular quando utilizado em pacientes geriátricos residentes em comunidades

Para resumo completo, clique aqui .

BMJ342:d442, 7 de fevereiro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Improving cardiovascular health at population level: 39 community cluster randomised trial of Cardiovascular Health Awareness Program (CHAP). Janusz Kaczorowski, Larry W Chambers, Lisa Dolovich, et al. Correspondências para J Kaczorowski: Janusz.kaczorowski@familymed.ubc.ca

Categoria: K. Circulatório. Palavras-Chave: risco cardiovascular, risco cardiovascular, com base comunitária, educação, prevenção, estudo randomizado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado no Médico De Família Global em 25 de fevereiro de 2011

Enviar este artigo a um amigo
Adicionar este artigo às suas pastas pessoais