Infecção por enterovírus associada a diabetes posterior?

 Estes pesquisadores australianos examinaram a ligação entre infecção por enterovírus comprovada molecularmente e o desenvolvimento posterior de diabetes tipo 1. Eles realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais em humanos usando os bancos PubMed e Embase, referências dos artigos coletados, e contato direto com autores de estudos de coorte ou caso-controle que documentaram RNA ou proteína do enterovírus em amostras de pacientes diabéticos ou pré-diabéticos. Um modelo de efeitos aleatórios foi usado para análise.

Os pesquisadores descobriram que: "Os 24 estudos e dois resumos (todos estudos de caso-controle) que corresponderam ao critério de eligibilidade incluíam 4448 participantes. Os modelos de estudo variaram bastante, com um alto nível de heterogeneidade estatística. Os dois desfechos separados foram autoimunidade relacionada a diabetes ou diabetes tipo 1. A meta-análise mostrou uma associação significativa entre a infecção por enterovírus e a autoimunidade relativa ao diabetes tipo 1 (razão de chance 3,7) e fatores clínicos de diabetes tipo 1 (9,8)."

Os pesquisadores concluíram que: "Há uma associação clinicamente significativa entre a infecção por enterovírus, detectada por métodos moleculares, e a autoimunidade/ diabetes tipo 1. Estudos prospectivos maiores seriam necessários para estabelecer uma relação temporal clara entre a infecção por enterovírus e o desenvolvimento da autoimunidade e do diabetes tipo 1."

A infecção por enterovírus pode contribuir para diabetes autoimune posterior.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:d35, 3 de fevereiro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Enterovirus infection and type 1 diabetes mellitus: systematic review and meta-analysis of observational molecular studies. Wing-Chi G Yeung, William D Rawlinson, Maria E Craig. Correspondências para M Craig: m.craig@unsw.edu.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, D. Digestivo. Palavras-chave: enterovírus, marcadores moleculares, diabetes, tipo 1, autoimune, revisão sistemática com meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de fevereiro de 2011

Envie este artigo para um amigo
Adicione este artigo às suas pastas pessoais