Efeito de perfis de genoma direto ao consumidor

 O uso de perfis de genoma direto ao consumidor para avaliar o risco de doenças é controverso , e pouco se conhece sobre o efeito desta tecnologia sobre os consumidores. Estes autores americanos examinaram os efeitos de risco psicológicos, comportamentais e clínicos escaneando com o Navigenics Health Compass, um teste de utilidade e validade clínica incerta disponível comercialmente. Eles recrutaram indivíduos de empresas de tecnologia e saúde que preferiam comprar o Health Compass com uma taxa de desconto. Os indivíduos relataram quaisquer mudanças nos sintomas de ansiedade, ingestão de gordura dietética e o comportamento em exercícios em uma média de 2,6 meses após o teste, em comparação com a linha de base, juntamente com qualquer angústia relacionada ao teste e o uso de testes de triagem de saúde.

Eles descobriram que: "A partir de um coorte de 3639 indivíduos cadastrados, 2037 completaram o acompanhamento. Análises primárias não apresentaram diferenças significativas entre a linha de base e o acompanhamento em sintomas de ansiedade, ingestão de gordura dietética e o comportamento em exercícios. Análises secundárias revelaram que angústia relacionada ao teste foi positivamente correlacionada com o risco de duração de vida média estimada entre todas as condições avaliadas. Entretanto, 90,3% dos indivíduos que completaram o acompanhamento tiveram pontuação indicando nenhuma angústia relacionada ao teste. Não houve aumento significativo na taxa de uso de testes de triagem associados com os perfis de genoma, a maioria dos quais não são considerados apropriados para triagem de pessoas assintomáticas em qualquer caso. "

Os autores concluíram que: "Emu ma amostra selecionada de indivíduos que completaram o acompanhamento após o teste de genoma do consumidor, tal teste não resultou em nenhuma mudança mensurável em curto prazo na saúde psicológica, dieta ou comportamento em exercícios, ou o uso de testes de triagem. Os efeitos potenciais deste tipo de teste genético na população em geral são desconhcidos. "

O único dano do teste por este estudo seria o custo do teste por si.


Para resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:524-534, 10 de fevereiro de 2011 © 2011 to the Massachusetts Medical Society
Effect of Direct-to-Consumer Genomewide Profiling to Assess Disease Risk. Cinnamon S. Bloss, Nicholas J. Schork, and Eric J. Topol. Correspondências para Dr. Topol: etopol@scripps.edu

Categoria: A. Geral/Não-específico, P. Psicológico. Palavras-chave: genomewide profiling, teste genético, dieta, exercício, saúde psicológica, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 22 de fevereiro de 2011 

Envie este artigo a um amigo
Adicione este artigo a suas pastas pessoais