Relação custo-eficácia da vacina da influenza viva atenuada em crianças pequenas

 Estes autores dos EUA avaliaram os efeitos de eventos adversos associados à vacina da influenza viva atenuada (LAIV) em crianças com menos de 5 anos para saber a custo-eficácia da vacinação para influenza. Eles usaram um modelo analítico de decisões para prever os custos e efeitos na saúde da não-vacinação, vacinação com LAIV, e vacinação com a vacina da influenza não-ativada (IIV). As probabilidades, custos, e ajustes de qualidade para influenza não-complicada, visitas ambulatoriais, hospitalizações, mortes, vacinação, e eventos adversos da vacina foram baseados em dados primários e publicados. As análises incluíram a possibilidade de incidência aumentada de eventos adversos após vacinação com LAIV em crianças abaixo de 5 anos, incluindo febre, chiado, e hospitalização. Foi empregada uma perspectiva social.

Eles descobriram que: "As relações de custo-eficácia variaram de US $20.000/QALY (idade 6-23 meses) a US $33.000/QALY (idade 3-4 anos) para LAIV e de US$ 21.000/QALY a US$ 37.000/QALY para IIV para crianças saudáveis com idades entre 6 meses e 4 anos. A inclusão de possíveis novos eventos adversos para a LAIV teve efeitos variados nos resultados de custo-eficácia. Os resultados não foram sensíveis à inclusão de chiado como evento adverso mas foram sensíveis a um possível aumento na probabilidade de hospitalização."

Os autores concluíram que: "A vacina para influenza viva atenuada teve custo-eficácia comparável à da IIV para crianças com menos de 5 dentro de uma vasta gama de suposições a respeito da incidência de eventos adversos."

Outros fatores além da custo-eficácia devem determinar a preferência pelo tipo de vacina da influenza para crianças pequenas.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 165(2):112-118, Fevereiro de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Effects of Adverse Events on the Projected Population Benefits and Cost-effectiveness of Using Live Attenuated Influenza Vaccine in Children Aged 6 Months to 4 Years. Lisa A. Prosser, Martin I. Meltzer, Anthony Fiore, et al. Correspondências para Dr. Prosser: lisapros@med.umich.edu

Categoria: B. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes, R. Respiratório. Palavras-chave: influenza, vacina, vacina viva atenuada, vacina não-ativada, crianças, análise de custo-eficácia, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de fevereiro de 2011

Envie este artigo a um amigo
Adicione este artigo a suas pastas pessoais