A preferência das mulheres pela cesariana: meta-análise de estudos observacionais

O aumento surpreendente nos índices de cesariana em países de renda alta e média tem sido em parte atribuído à solicitação da mãe. Estes autores argentinos e americanos conduziram uma revisão e meta-análise sistemática sobre a preferência das mulheres pela cesariana. Eles incluíram estudos que avaliaram quantitativamente a preferência das mulheres pela cesariana em qualquer país. Foram excluídos artigos que avaliassem as preferências dos provedores de saúde e estudos qualitativos. Eles conduziram uma meta-análise de proporções, e uma meta-análise de regressão para determinar as variáveis significativamente associadas à preferência por cesariana.

Eles descobriram que: "Trinta e oito estudos foram incluídos (n = 19.403). A preferência geral agrupada por cesariana foi de 15,6% (95% CI 12,5-18,9). Uma preferência maior por cesariana foi relatada em mulheres com cesariana prévia versus mulheres sem cesariana prévia (29,4), e naquelas que viviam num país de renda média versus países de renda alta (22,1%)."

Os autores concluíram que: "Apenas uma minoria de mulheres numa ampla variedade de países expressou preferência por parto com cesariana. São necessárias mais pesquisas para estimar melhor a contribuição da demanda das mulheres para o aumento nas taxas de cesariana."

Se não é a preferência das mulheres, então é provável que sejam fatores dos provedores de saúde.


Para o resumo completo, clique aqui.

BJOG 118(4):391-399, Março de 2011 © 2010 para o Royal College of Obstetricians and Gyaecologists
Women’s preference for caesarean section: a systematic review and meta-analysis of observational studies. A Mazzoni, F Althabe, NH Liu, AM Bonotti, L Gibbons, AJ Sánchez. Correspondências para Dr. Mazzoni: agustina.mazzoni@gmail.com

Categoria: W. Gravidez, Nascimento, Planejamento Familiar. Palavras-chave: cesariana, nascimento, escolha, parto, meta-análise de estudos observacionais, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 8 de março de 2011