AGMFC promove primeiro evento do ano da nova gestão 2017-2019

27 de março de 2017

 A Associação Gaúcha de Medicina A Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade (AGMFC), filiada à SBMFC, promoveu o primeiro evento de 2017 no dia 25 de março, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 

Dentre os objetivos do programa estavam apresentar aos associados a nova diretoria da AGMFC, integrar os MFC gaúchos, prestar contas do que já foi trabalhado e apresentar o plano de gestão da nova diretoria até 2019. Também houve o lançamento da nova identidade visual da AGMFC, o talk da MFC Luísa Portugal, um espaço cultural com a música do residente em MFC e artista Arnildo Júnior e um coquetel. 

"Estiveram presentes cerca de 70 pessoas, dentre elas sócios da AGMFC, estudantes, residentes de MFC, apoiadores e familiares participaram”, explica Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, diretor de divulgação da AGMFC.

"A ideia da nossa gestão se baseia em quatro princípios, assim como os quatro pilares da nova identidade visual: o fortalecimento da MFC, a equidade, a motivação e a transparência. Por isso, além de estimular a participação das mulheres na AGMFC, procuramos contemplar e aproximar os colegas na perspectiva do passado (ouvindo os MFC que fizeram história no RS), o presente (os nossos associados) e o futuro (residentes, estudantes e ligas acadêmicas de MFC)", ressalta André Luis da Silva, novo presidente da AGMFC.

 

 



O evento foi iniciado com o discurso de posse do presidente da AGMFC, seguido da palestra "A Medicina de Família sob uma nova perspectiva", da MFC Luisa Portugal Marques, na qual contou sobre como idealizou o canal do YouTube "Diário de um Posto de Saúde".


“Quando se fala sobre médico de família, deve-se desmistificar os conceitos ultrapassados de "médico de postinho" e produzir um conteúdo rápido, divertido e que desperte a curiosidade das pessoas. O objetivo dos vídeos era criar um diálogo com crescimento mútuo e foi que aconteceu”, explica Luisa. Hoje o canal do Youtube tem mais de 1000 inscritos e recebe um novo vídeo toda segunda-feira, às 14h.

 


 

 

A gestão 2017-2019 da AGMFC é composta pelos seguintes colegas:


– Presidente: André Luis da Silva

– Diretor Administrativo: Diane Moreira do Nascimento

– Diretor Financeiro: Fabrício Nicolao Mattei

– Diretor Científico: João Henrique Godinho Kolling

– Diretor de Exercício Profissional: Pablo de Lannoy Stürmer

– Diretora de Graduação e Titulação: Antônio Rogério Cardozo

– Diretor de Divulgação: Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça

– Diretoria Residente: Arnildo Dutra de Miranda Junior

– Diretoria Residente (Suplente): Maurício Godinho Kolling

– Diretoria Estudantil: Bianca Niemezewski Silveira

– Diretoria Estudantil (Suplente): Mayara Floss

– Diretoria Rural: Tarso Pereira Teixeira

– Diretores de Seccionais: Júlio Mota (norte), Luciano Duro (centro), Júlia Mallmann (missões), Patrícia Urbanetto (sul)


Ainda houve a apresentação dos planos de gestão e cronograma prévio de atividades do primeiro ano, uma belíssima homenagem à MFC Maria Lúcia Lenz, sorteio de livros, cuias de chimarrão e inscrições para o CBMFC. Os presentes ganharam cartões de visita com a nova identidade visual da AGMFC para utilizarem na sua prática diária.



 

André Silva, novo presidente da AGMFC, gestão 2017-2019

 

A AGMFC pretende organizar outros eventos ainda no primeiro semestre do ano. Já conta com uma agenda cientifica planejada, como o curso EURACT sobre Avaliação para Formadores de Medicina de Família e Comunidade (19 a 21 de maio) em Porto Alegre.

 

"Embora o conhecimento possa ser facilmente transmitido à distância, momentos presenciais de integração entre os colegas são fundamentais para que juntos possamos nos manter motivados para seguir trabalhando com empenho e com qualidade. Teremos uma amostra científica de trabalhos organizado pelos residentes em MFC em breve, além de outros espaços vinculados às ligas acadêmicas de Medicina de Família e Comunidade. Estamos trabalhando em um novo e moderno site para os colegas", explica Mendonça.

Acompanhe as atividades da AGMFC no facebook: goo.gl/uBmUeN.