Busca Junte-se a nós

Diretoria

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

diretoria (gestão 2020-2022)

Presidente Zeliete Linhares Leite Zambon São Paulo 
Vice-Presidente Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro Ceará 
Secretário Geral Cleo Borges  Mato Grosso 
Diretoria Administrativo e Financeiro Juliana Oliveira Soares Distrito Federal 
Diretoria de Comunicação Julia Barban Morelli Rosas  Rio de Janeiro 
Diretoria de Titulação e Certificação Igor Tavares da Silva Chaves Santa Catarina 
Diretoria de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho Lucas Gaspar Ribeiro  São Paulo 
Diretoria de Medicina Rural Leonardo Cançado Monteiro Savassi Minas Gerais 
Diretoria de Graduação e Pós-Graduação Strictu Sensu Ricardo Souza Heinzelmann Rio Grande do Sul
     – Departamento de Graduação Alexandre José de Melo Neto  Paraíba
     – Departamento de Pós-Graduação stricto Rodrigo Caprio Leite de Castro Rio Grande do Sul 
Diretoria Científica e de Desenvolvimento Profissional Contínuo Maria Inez Padula Anderson  Rio de Janeiro  
     – Departamento de Educação Permanente Bárbara Luiza Rosa São Paulo 
     – Departamento de Publicação Marcos Vinicius Soares Pedrosa Distrito Federal 
     – Departamento de Pesquisa Alisson Oliveira dos Santos Minas Gerais
Diretoria de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu José de Almeida Castro Filho Espírito Santo 
– Departamento De Residência  Marcos Filipe Rodrigues Bosquiero Paraíba 
– Departamento de especialização Wandson Alves Ribeiro Padilha Pernambuco 

 

Apresentação dos diretores: 

PRESIDENTE – Zeliete Linhares Leite Zambom/Campinas – SP

FORMAÇÃO: Sou Médica de Família e Comunidade Titulada pela SBMFC/AMB desde 2004. Mestre em Ciências do Ensino da Saúde pela Unifesp.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROSSIONAL: Trabalho na Prefeitura de Campinas como  Supervisora do Programa de Residência em MFC e na Faculdade de Medicina da São Leopoldo no Núcleo Docente Estruturante como Coordenadora do Internato em MFC. Também já coordenei uma Unidade Básica de Saúde, por 7 anos, numa área de grande vulnerabilidade social.

NA SBMFC OU FILIADAS: Presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) de  2008 a 2011; Secretária Geral SBMFC 2010-2012; Coordenadora do Departamento de Especialização da SBMFC Gestão 2012-2014; Diretora de Formação, Capacitação e Especialização da Associação Paulista de Medicina de Familia e Comunidade (APMFC) de 2013 a 2015; Diretora de Comunicação da APMFC 2015-2017; Presidente do Congresso da APMFC em 2010.

 

VICE-PRESIDENTE – Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro/Fortaleza – CE

FORMAÇÃO: Sou Médico de Família e Comunidade e Geriatra, titulado pelas SBMFC e SBGG, respectivamente. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sou Doutorando em Saúde Coletiva pela UFC.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atualmente sou professor da UFC, onde atuo como docente e coordenador do Internato de Saúde Comunitária, preceptor e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, desde 2012, e docente do Mestrado Profissional de Saúde da Família. Desenvolvo ainda atividades de  ensino, pesquisa e extensão na atenção domiciliar na APS. Preceptor e coordenador do R3 de Medicina Paliativa da UFC e MFC de uma equipe da ESF de Fortaleza desde 2006. Médico e diretor da Clínica FAM, uma clínica especializada em cuidados em saúde, no âmbito da Medicina de Família. Fui Coordenador geral do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Fortaleza de 2006 a 2011 e Diretor de Pós-graduação em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2012 a 2016.

NA SBMFC OU FILIADAS: Já fui Diretor de Pesquisa e Pós graduação da SBMFC (2011-2012), e atualmente sou membro do GT de atenção domiciliar e do GT de cuidados paliativos. Já fui presidente (2011-2014), diretor de pós-graduação e pesquisa (2015-2016) e atualmente na diretoria científica ( 2016 – 2020) da Associação Cearense de Medicina de Família; Presidente do 1° congresso Norte – Nordeste de Medicina de Família e Comunidade em Fortaleza e coordenador científico do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade em Fortaleza, em 2008.

 

SECRETÁRIO-GERAL – Cleo Borges/Cuiabá – MT

FORMAÇÃO: Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso – 2005. Residência Médica em MFC pela Universidade Federal de Mato Grosso – 2008. Mestrado em Políticas e Gestão em Saúde pela Universidade de Bologna – Itália – 2013. 

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Coordenador do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Cuiabá (UNIC), Fundador e Coordenador Suplente do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Hospital Geral. Supervisor do Programa Mais Médicos desde o inicio do programa em Mato Grosso. Consultor OPAS temporário (2016 e 2018). Atualmente MFC na USF-Pedra90 III da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

NA SBMFC OU FILIADAS: Um dos fundadores da AMEFAC (Associação Matogrossense de Medicina de Família e Comunidade do Estado de Mato Grosso) atuando em todas as gestões. Diretor da SBMFC por três vezes: 2vezes diretor de exercício profissional (2008-2010/2010-2012) e uma vez diretor financeiro(2012-2014).

 

DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA: Juliana Oliveira Soares/Brasília – DF

FORMAÇÃO: Sou Médica de Família e Comunidade com Residência médica pela UNIFESP e Título de Especialista pela SBMFC/AMB. Tenho especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família pela USP.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atualmente estou Gerente de Áreas Programáticas da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Região de Saúde Norte da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.  Trabalhei no Ministério da Saúde (Departamento de Atenção Básica) e depois que entrei na SES-DF, fui médica em equipe da ESF e na gestão (Gerência de UBS e atualmente Gerencia regional).Tenho experiência na organização e supervisão de Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), tendo apoiado a formação de dois e, também, a ampliação das vagas do PRMFC em rede do Distrito Federal. Fui supervisora de dois programas de RM-MFC e participei da  COREME de dez programas de PRMFC em rede da SES-DF.

NA SBMFC OU FILIADAS: Na SBMFC, fui Presidente da Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade (2010-2012) e Presidente da Comissão Científica do 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade – Brasília, 2010. Sou sócia adimplente da SBMFC desde 2010.

 

DIRETORIA DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL E DE MERCADO DE TRABALHO – Lucas Gaspar Ribeiro/ Ribeirão Preto – SP

FORMAÇÃO: Sou Médico de Família e Comunidade formado pelo PRMFC da FMRP-USP (USP Ribeirão), turma 2014-16, titulado pela SBMFC/AMB em 2016. Na USP Ribeirão Preto atuei  como preceptor da residência médica e multiprofissional por três anos e meio. Sou Mestre em Saúde da Família pelo PROFSaúde – UNESP Botucatu. Sou  doutorando da FMRP-USP. Tanto o mestrado quando o doutorado com foco na residência médica e como os residentes são formados (organização estrutural e recursos humanos da residência).

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atualmente sou docente da UNAERP, com alunos do internato na disciplina Medicina de Família e Comunidade. Tenho formação em homeopatia pelo CEHL, onde sou atual tutor. Também trabalho em parceria com a SMS de Ribeirão Preto, gestão da Saúde da Família para educação permanente dos MFCs da rede, onde atuei e atuo pelo fortalecimento da MFC pelo Núcleo Regional de MFC de Ribeirão Preto, abrangendo mais de 30 cidades da região.

NA SBMFC OU FILIADAS: Sou da SBMFC desde a graduação, em 2012, fazendo parte da diretoria da Associação Paulista de MFC desde 2016 e atual presidente da APMFC (2018-2020). Participo do GT de PICS e participei da fundação do GT de Acesso dentro da MFC. Participo do grupo Causos Clínicos, um grupo de MFCs que escrevem sobre a especialidade de forma literária. Participei da elaboração do Congresso SE de MFC (2018) e sou autor de capítulos de livros do Tratado de MFC.

 

DIRETORIA DE TITULAÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Igor Tavares da Silva Chaves/ Florianópolis – SC

FORMAÇÃO: Residência em Medicina de Família e Comunidade pela UFSC, término em 2008, especialização em gestão da Clínica pelo Sírio Libanês e uma segunda graduação em filosofia pela UFSC.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Sou MFC da rede de saúde da Prefeitura Municipal de Florianópolis, mas atualmente  cedido para mandato sindicalCoordenei o Programa de Residência da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Fui Tutor do Programa Mais Médicos pela UFSC durante 5 anos, até 2019. E preceptor da Residência em Medicina de Família e comunidade, bem como graduação em medicina da UFSC.

NA SBMFC OU FILIADAS: Fui da comissão organizadora de um congresso nacional da SBMFC e outros dois regionais.

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO – Julia Barban Morelli Rosas/Petrópolis – RJ

FORMAÇÃO: Fiz PRMFC pela USP – Ribeirão Preto. Mas faço questão de dizer que fiz uma “segunda residência” que é como entendo a minha experiência de trabalho na preceptoria do PRMFC UERJ por 7 anos.

Mestre em Saúde Coletiva pela UERJ.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Sou docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis, onde coordeno o Internato em Saúde da Família e a residência em MFC no município. Sou também médica da equipe Boa Vista, no bairro do Cascatinha, há 3 anos.

NA SBMFC OU FILIADAS: Em 2018, integrei a Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFAC-RJ), na diretoria de formação. Estávamos nos preparando para a gestão Crivella no Rio. As dificuldades foram e continuam sendo muito graves no município do Rio e a AMFAC, tenho orgulho de dizer, é uma das entidades que trabalham incansavelmente para frear o desmonte, acumulando algumas importantes vitórias.  No Congresso de Cuiabá (2019), sem intenção especifica, mas com a decisão prévia que eu tinha que contribuir mais organicamente para a Sociedade, assumi a coordenação do Grupo de Trabalho de Ensinagem.

 

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO STRICTO-SENSO DA SBMFC – Ricardo Souza Heinzelmann/Santa Maria – RS

FORMAÇÃO: Médico de Família e Comunidade, titulado pela SBMFC/AMB,  com especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Epidemiologia, com ênfase em APS, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Sou docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande do Sul, onde sou responsável pelo internato de saúde coletiva e envolvido no internato de Atenção Primária à Saúde. Sou facilitador de Grupos Balint para estudantes e residentes de medicina. Também sou Supervisor do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UFSM. Além da Universidade, trabalho como MFC na Clínica CASSI de Santa Maria-RS. Já trabalhei na gestão estadual do SUS como diretor da Atenção Básica na Bahia e no Rio Grande do Sul. Também fiz parte da equipe do TelessaúdeRS/UFRGS revisando e produzindo materiais sobre MFC e APS. Já fui coordenador pedagógico de alguns cursos de especialização em Saúde da Família. Também cito a atuação como tutor do Programa Mais Médicos para o Brasil.

NA SBMFC OU FILIADAS: Venho participando dos Congressos da SBMFC desde quando ainda era estudante de medicina. Como fazia parte da DENEM, fiz parte de algumas mesas representando a visão dos estudantes de medicina. Depois de formado, segui com as participações em congressos e grupos de discussão da MFC. E em função da minha trajetória profissional, passei a fazer parte do Grupo de Trabalho de Ensinagem da SBMFC. Sempre venho buscando colaborar como sócio da AGMFC e da SBMFC nas discussões envolvendo formação médica e APS.

 

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO – Alexandre José de Melo Neto (Alemão)/João Pessoa – PB

FORMAÇÃO: Médico graduado pela UFPB, com Residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre/RS, Terapeuta Familiar e de Casal com especialização pelo Instituto da Família em Porto Alegre/RS e Mestre em Saúde da Família pelo ProfSaúde da UFPB/Fiocruz. Fui médico do PSF na PB, CE e RS por 6 anos (exceto residência). Fui médico da CASSI/RS por 1 ano e meio em Porto Alegre. Fui coordenador da residência de MFC do Murialdo/RS no último ano em que estive em Porto Alegre, saindo do cargo para assumir concurso de professor efetivo na UFPB.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Professor do curso de medicina da UFPB e da Unipê, Professor da Residência de MFC da UFPB, Tutor do Programa Mais Médicos.

NA SBMFC OU FILIADAS: Participei da construção dos casos complexos da SBMFC.

 

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRITO-SENSO – Rodrigo Caprio Leite de Castro/Porto Alegre – RS

FORMAÇÃO: Médico de Família e Comunidade pelo  Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Nossa Senhora do Conceição, em Porto Alegre, de 2003-2005. Concluí o Mestrado Acadêmico em 2010 e o doutorado em 2015, ambos pela linha de pesquisa em APS do Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da UFRGS.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Sou Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Professor Adjunto de Medicina de Família e Comunidade do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DMS/FAMED/UFRGS). Fui Médico de Família e Comunidade contratado e Preceptor do PRMMFC do Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Nossa Senhora do Conceição, na Unidade Jardim Itu, em Porto Alegre, de 2005 a 2017, por 12 anos.

NA SBMFC OU FILIADAS: Participei em duas gestões da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade. Em 2003-2005, fui Diretor Residente da Diretoria de Residentes e, em 2005-2007, fui primeiro suplente da Diretoria, mantendo, nesse período, atuação na Diretoria Científica.
Fui Membro das Comissões Organizadoras do I e do II Congressos Gaúchos de Medicina de Família e Comunidade, em 2005 e 2007.

 

DIRETORIA DE RESIDÊNCIA E PÓS LATU SENSU – José de Almeida Castro Filho/Vila Velha – ES

FORMAÇÃO: Médico de Família e Comunidade pelo Programa Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) da UERJ, R3 em Medicina de Família/Administração em Saúde FCM/UERJ, Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde (IEP/Hospital Sírio Libanês), Especialização em Acupuntura Médica (IARJ). Mestrado em Telemedicina e Telessaúde.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Coordenação do PRMFC da Unimed Vitória. Médico de Família e Comunidade na Unimed Vitória. Coordenação da Residência de Acupuntura Médica ICEPi/SESA, Médico de Família e Comunidade ICEPi/SESA, Supervisão do Programa Mais Médicos pelo Brasil. Como experiências prévias, fui da Coordenação do PRMFC da Universidade Vila Velha (UVV). Preceptoria no PRM de MFC da UVV, Preceptoria PRMFC do DMIFC/FCM/UERJ. Coordenação do programa de atenção primária de uma autogestão multipatrocinada por empresas do Sistema FIRJAN – FIRJAN Saúde.

NA SBMFC OU FILIADAS: Secretaria Geral da SBMFC gestões 2004-2006 e 2006-2008; Secretario Geral ACMFC gestão 2008-2010; Diretor Financeiro ACMFC 2010-2012.

 

DEPARTAMENTO DE RESIDÊNCIA MÉDICA – Marcos Filipe Rodrigues Bosquiero/Cabedelo – PB

FORMAÇÃO: Sou Médico de Família e Comunidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também sou Terapeuta Familiar Sistêmico.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Preceptor do PRMFC junto à SMS de João Pessoa. Participei de todos os CBMFC desde 2015 e Wonca, no RJ.

NA SBMFC OU FILIADAS: Atualmente participo do Conselho Diretor da SBMFC, representando da Associação Paraibana de MFC.

 

DEPARTAMENTO DE ESPECIALIZAÇÃO – Wandson Alves Ribeiro Padilha/ Petrolina – PE

FORMAÇÃO: Médico de Família e Comunidade graduado e com residência pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Mestrando em Saúde da Família pela FIOCRUZ PE.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atualmente sou médico de família e comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. Preceptor da residência de Medicina de Família e Comunidade da Univasf. 
Médico do Ambulatório de Atenção Integral a saúde de pessoas trans e travestis de Petrolina. Supervisor do Programa Mais Médicos no Sertão Pernambucano. Tenho atuado no cuidado a saúde da população LGBT tanto na assistência, como na formação profissional de residentes de Medicina de Família e Comunidade e de Ginecologia e Obstetrícia.

NA SBMFC OU FILIADAS: Atualmente sou suplente da diretoria científica da APEMFC.

 

DIRETORIA CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO – Maria Inez Padula Anderson/Rio de Janeiro, RJ

FORMAÇÃO: Médica de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Tenho Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) com foco em Epidemiologia. Especialista em Terapia Familiar pelo Instituto NOOS.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Professora Associada do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, onde faço a coordenação geral do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (um dos maiores do Brasil, atualmente 74 residentes). Também sou professora do Mestrado Profsaúde/UERJ e do Mestrado em Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, sou preceptora do PRMFC da UERJ e co-coordeno os cursos do R1, R2 e R3.

NA SBMFC OU FILIADAS: Minha história na SBMFC inicia em 2001, após o I Congresso Luso Brasileiro de MFC, quando houve um assembleia que “refundou” a SBMFC que estava quase desativada. Fui indicada à época para ocupar a vice-presidência, de 2002 – 2004,  tendo João Werner Falk  como presidente. Depois, tive a honra de ser eleita e re-eleita Presidente da SBMFC de 2004-2008 (única mulher a ocupar a presidência da SBMFC, em 29 anos!). A seguir fui Diretora Científica da SBMFC (2008-2010). Já presidi ou fui coordenadora da comissão científica de diversos congressos e eventos da SBMFC. Tive o prazer de ser Presidente do  histórico Congresso Brasileiro de 2014, no Rio de Janeiro, que estreou com a Bárbara Starfield, e onde aconteceu a 1a prova de títulos de especialistas organizada pela SBMFC. Faço parte do Conselho Editorial da RBMFC.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL – Sociedades de Medicina de Familia CIMF E WONCA: No período de 2013 a 2018, fui eleita e re-eleita Presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar  (CIMF)– que congrega 18 países da América Latina e Região Ibérica, quando também tive a oportunidade de fazer parte do Conselho Diretor da Associação Mundial de Médicos de Familia (WONCA). Nesta condição, tive oportunidade de participar da Comissão Organizadora e ser palestrante em congressos internacionais, inclusive o Congresso Mundial da WONCA que aconteceu no Rio de Janeiro em 2016.

 

DEPARTAMENTO DE PESQUISA – Álisson Oliveira dos Santos/Divinópolis – MG

FORMAÇÃO: Residência em Medicina de Família e Comunidade na Universidade Federal de Ouro Preto; Mestrado em Telemedicina e Telessaúde na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Doutorando em Ciências da Saúde / Inteligência artificial pela Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Centro-Oeste (UFSJ-CCO).

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Professor da Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Centro-Oeste (UFSJ-CCO), Divinópolis-MG; Pesquisador colaborador da FIOCRUZ Brasília; Colaborador da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Médico de Família e Comunidade na Prefeitura Municipal de Congonhas.

NA SBMFC OU FILIADAS: Participo dos GTs: Saúde Digital; Ensinagem e Pesquisa.

 

DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO PERMANENTE – Barbara Luiza RosaRibeirão Preto – SP

FORMAÇÃO: Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Prefeitura do Rio de Janeiro, RJ.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Trabalho como docente na graduação de medicina da Estácio em Ribeirão Preto no internato de Saúde da Família e também na saúde suplementar como médica de família pela Unimed. Atendo em alguns horários no consultório particular. Fui responsável pela criação e coordenação do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura de Lucas do Rio Verde no MT de 2016 a 2018. Também institui e presidi a COREME da Prefeitura no mesmo período. Fiz parte do Conselho municipal de Saúde de Lucas durante o ano de 2017. Apoiei  a Escola de Saúde de Lucas do Rio Verde voltado para educação continuada dos servidores municipais da saúde.

NA SBMFC OU FILIADAS: Sou filiada da SBMFC desde 2015. Faço parte atualmente do GT de gênero, sexualidade, diversidade e direitos.

 

DEPARTAMENTO DE PUBLICAÇÕES – Marcos Vinícius Soares Pedrosa/DF

FORMAÇÃO: Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011-2013). Atualmente sou mestrando do programa de mestrado profissional em Saúde da Família no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Médico de Família e Comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lotado na UBS Oito Vale do Amanhecer Planaltina. Professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2013-2018; coordenador da Comissão de Residência Médica de Caruaru/UFPE 2014-16; vice-coordenador do curso de medicina de Caruaru da UFPE (2016-18); preceptor da residência em MFC Caruraru/UFPE (2015-2018); tutor acadêmico do Programa Mais Médicos – UFPE entre 2015 e 2018; supervisor do Programa Mais Médicos – UFPE (2013-2015).

NA SBMFC OU FILIADAS: Fui suplente da diretoria de residentes da SBMFC em 2011-2012. Atualmente sou diretor de exercício profissional da Associação Brasiliense de MFC.

 

DIRETORIA DE MEDICINA RURAL – Leonardo Cançado Monteiro Savassi/Belo Horizonte – MG

FORMAÇÃO: Formado na UFMG, me tornei médico rural, médico de Atenção Domiciliar, e finalmente me titulei Médico de Família e Comunidade pelo TEMFC. Fiz especialização em Saúde da Família e Residência em Pediatria. Tenho Mestrado e Doutorado em Educação em Saúde pela Fiocruz Minas.

ATUAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Sou docente da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, onde coordeno a UNASUS UFOP e o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). Também coordeno a residência em MFC da PUC Minas, no Município de Contagem, e sou Médico de Atenção Domiciliar. Eu trabalho desde 2012 na UNASUS, como consultor para cursos EAD: lá, fui editor do Programa Multicêntrico de Capacitação em Atenção Domiciliar a Distância, de 2012 a 2018, e fui editor do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa. Tenho muito a contribuir para a ampliação da capacitação EAD dos nossos MFC.

NA SBMFC OU FILIADAS: Fui um dos Fundadores da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade e ajudei a organizar o Primeiro Congresso Mineiro (Qualidade e Transformação) em 2003. Fui diretor de Informática, depois presidente, vice presidente e diretor da Associação Mineira na década passada. Como presidente, em 2005, fui eu quem assinou o Estatuto de Fundação, e regularizou a entidade de uma vez por todas. Fui diretor da SBMFC nas gestões Inez Padula e Gusso Gusso e já fui editor da Revista Brasileira de MFC. Desde 2017 sou Coordenador do Grupo de Trabalho em Atenção Domiciliar da Revista Brasileira de MFC, depois de muitos anos no GT de Medicina Rural, onde fui um dos organizadores do Livro “Saúde no Caminho da Roça” pela Editora Fiocruz.