Meta-análise de terapia orientada por BNP para insuficiência cardíaca na assistência ambulatorial

O uso dos níveis de plasma dos peptídeos natriuréticos tipo B (BNPs) para orientar o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) crônica vem sendo estudado numa série de ensaios clínicos randomizados (RCTs). Estes autores australianos realizaram uma meta-análise para examinar o efeito geral da terapia medicamentosa orientada por BNP nos resultados cardiovasculares em pacientes com IC crônica. Eles incluíram RCTs que recrutaram mais de 20 e envolveram comparação entre a terapia medicamentosa orientada por BNP versus assistência clínica usual do paciente com IC crônica em ambiente ambulatorial.

Eles descobriram que: "Oito RCTs com um total de 1726 pacientes e duração média de 16 meses (abrangência, 3-24 meses) foram incluídos na meta-análise. De forma geral, houve um risco significativamente menor de mortalidade por qualquer causa (RR 0,76) no grupo da terapia orientada por BNP em comparação com o grupo de controle. No subgrupo dos pacientes abaixo de 75 anos, a mortalidade por qualquer causa também foi significativamente mais baixa no grupo orientado por BNP (RR 0,52;). Contudo, não houve redução na mortalidade com a terapia orientada por BNP nos pacientes com 75 anos ou mais (RR 0,94). O risco de hospitalização por qualquer causa e sobrevivência sem hospitalização não foi significativamente diferente entre os grupos (RR 0,82, e RR 1,07, respectivamente). A porcentagem adicional de pacientes que receberam doses-alvo de inibidores e betabloqueadores da enzima conversora da angiotensina durante o curso destes ensaios teve uma média de 21% e 22% no grupo BNP e 11,7% e 12,5% no grupo de controle, respectivamente."

Os autores concluíram que: "A terapia orientada por peptídeos natriuréticos tipo B reduz todas as causas de mortalidade nos pacientes com IC crônica se comparada com a assistência clínica usual, especialmente nos pacientes abaixo de 75 anos. Um componente deste benefício à sobrevivência pode ser devido ao uso aumentado de agentes comprovados na diminuição da mortalidade na IC crônica.

Contudo, não parece haver uma redução na hospitalização por qualquer causa ou um aumento da sobrevivência sem hospitalização usando esta abordagem."

Esta evidência apóia fortemente o uso do BNP para orientar a terapia na prática da assistência primária.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(6):507-514, 22 de março de 2010 © 2010 para a Associação Médica Americana B-Type Natriuretic Peptide-Guided Heart Failure Therapy-A Meta-analysis. Pramote Porapakkham, Pornwalee Porapakkham, Hendrik Zimmet, Baki Billah, Henry Krum.

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: peptídeo natriurético tipo B, BNP, insuficiência cardíaca, terapia, todas as causas de mortalidade, hospitalização, meta-análise de ensaios clínicos randomizados, observação de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 9 de abril de 2010