Expectativa de vida reduzida em adultos sobreviventes de câncer na infância

Estes autores dos EUA estimaram o efeito cumulativo dos riscos de mortalidade relativos a doença e tratamento na expectativa de vida de sobrevivência de adultos que sobreviveram a cânceres na infância. Eles fizeram modelos de transição de estado para estimular o curso clínico de vida de sobreviventes de câncer na infância. Eles estimaram as probabilidades de risco para morte pelo diagnóstico original de câncer, mortalidade em excesso por câncer subsequente e complicações cardíacas, pulmonares, externas, e outras, e as mortalidades de pano de fundo (taxas de mortalidade específicas por idade para a população geral) foram estimadas ao longo da vida dos sobreviventes de câncer na infância.

Eles descobriram que: "Para um coorte de sobreviventes há 5 anos com 15 anos de idade que receberam um diagnóstico de câncer aos 10 anos, a probabilidade de tempo de vida médio foi de 0,10 para mortalidade de recorrência tardia; 0,15 para câncer subsequente relativo ao tratamento e morte por causas cardíacas, pulmonares, e externas; e 0,05 para morte por outros riscos em excesso. A expectativa de vida para o coorte de pessoas com 15 anos de idade foi de 50,6 anos, uma perda de 10,4 anos (17,1%) se comparada à população geral. As reduções na expectativa de vida variaram por diagnóstico, abrangendo de 4,0 anos (6,0%) para sobreviventes de tumor nos rins para mais de 17,8 anos (28,0%) para sobreviventes de tumor cerebral ou ósseo, e era sensível a risco de mortalidade por recorrência tardia e duração do risco de mortalidade em excesso."

Os autores concluíram que: "Os sobreviventes de câncer na infância enfrentam uma mortalidade considerável durante a fase adulta, com riscos em excesso reduzindo a expectativa de vida em até 28%. É necessário o monitoramento da saúde dos sobreviventes atuais e a avaliação cuidadosa de terapias com conhecidas toxicidades tardias nos pacientes com câncer recém-diagnosticado."

Devemos estar alertas para este risco de mortalidade em excesso para nossos pacientes adultos que sobreviveram a cânceres na infância.

Para o artigo complete, clique aqui.

Ann Intern Med 152(7):409-417, 6 de abril de 2010 © 2010 para a American College of Physicians
A Model-Based Estimate of Cumulative Excess Mortality in Survivors of Childhood Cancer. Jennifer M. Yeh, Larissa Nekhlyudov, Sue J. Goldie, Ann C. Mertens, e Lisa Diller. Correspondências para Dr. Yeh: jyeh@hsph.harvard.edu

Categoria: A. Geral/Não Especificada. Palavras-chave: câncer na infância, sobrevivência, mortalidade, risco, expectativa de vida, modelo probabilístico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 16 de abril de 2010