Tratamento da dor nas costas incapacitante com um programa integrado de cuidados

A dor crônica nas costas pode ser uma reclamação particularmente incômoda. Estes pesquisadores holandeses e canadenses avaliaram a eficácia de um programa integrado de cuidados que envolvesse uma intervenção direcionada ao paciente e direcionada ao local de trabalho, em pacientes com dor crônica na coluna lombar. Eles realizaram um ensaio clínico randomizado recrutando 134 adultos com idades entre 18-65 anos com dor na lombar afetando seu trabalho por pelo menos 12 semanas. Os pacientes foram randomicamente apontados para cuidados usuais (n=68) ou cuidados integrados (n=66). Os cuidados integrados consistiam em uma intervenção no local de trabalho incluindo ergonomia participativa, envolvendo um supervisor, e um programa de atividades classificadas com base em princípios de comportamento cognitivos.

Os pesquisadores relatam que: "A duração media até o retorno sustentável ao trabalho foi de 88 dias no grupo dos cuidados integrados comparados a 208 dias no grupo dos cuidados usuais. Os cuidados integrados foram eficazes na volta ao trabalho (taxa de risco 1,9). Após 12 meses, os pacientes no grupo dos cuidados integrados melhoraram significativamente mais quanto ao estado funcional se comparados aos pacientes no grupo dos cuidados usuais. A melhoria da dor entre os grupos não diferiu significativamente."

Os autores concluíram que: "O programa de cuidados integrados reduziu substancialmente a deficiência causada pela dor crônica na coluna lombar na vida privada e no trabalho."

Este método de tratamento para a dor nas costas parece promissor em termos de deficiência e retorno ao trabalho, mas a reprodutibilidade dos achados e seu custo-benefício permanecem em aberto.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 340:c1035, 16 de março de 2010 © 2010 Lambeek et al.
Randomised controlled trial of integrated care to reduce disability from chronic low back pain in working and private life. Ludeke C. Lambeek, Willem van Mechelen, Dirk L Knol, Patrick Loisel, Johannes R. Anema. Correspondências para J. R. Anema: h.anema@vumc.nl

Categoria: M .Músculo-Esquelético. Palavras-chave: dor na lombar, dor crônica na lombar, cuidado integrado, trabalho, deficiência, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 13 de abril de 2010