Farmacêuticos substituem por genéricos medicamentos de uso comum na Austrália

O objetivo deste estudo por pesquisadores da Austrália era estudar o alcance da substituição e troca de marca em três classes de medicamentos de uso comum disponíveis no Pharmaceutical Benefits Scheme (PBS, Esquema de Benefícios Farmacêuticos), envolvendo a avaliação de registros de pedidos do PBS por um período de 1 ano de 1º de agosto de 2007 a 31 de julho de 2008 para titulares de concessão de longo prazo obtidos a partir de uma amostra aleatória de 10% da população australiana. As classes-alvo de medicamentos foram: estatinas (pravastatina, sinvastatina), bloqueadores de canal de cálcio (BCCs) (amlodipina, felodipina, nifedipina), e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI) (fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina). Os pesquisadores obtiveram informações relativas a 935.334 receitas para 122.000 pacientes.

Dos pacientes que apresentaram pelo menos quatro receitas para um produto, 41.174 pacientes receberam estatinas, 27.230 receberam BCCs e 21.342 receberam SSRIs. Mais da metade dos pacientes recebeu apenas uma marca durante o período do estudo: 57% para estatinas, 60% para BCCs, e 63% para SSRIs. Trocas múltiplas de marca foram registradas para 24% dos pacientes com estatinas, 19% com BCCs, e 21% com SSRIs, com proporções menores recebendo três ou mais marcas: 14% para estatinas, 10% para BCCs, e 12% para SSRIs. A troca múltipla foi mais comum entre pacientes mais jovens para todas as classes de medicamentos (28% para aqueles com menos de 50 anos v. 18% para aqueles com idade = 80 anos).

Os pesquisadores concluíram que: "A substituição por genéricos com múltiplas trocas vem ocorrendo numa pequena proporção dos pacientes sendo tratados com estatinas, BCCs ou SSRIs. O potencial para confusão dos pacientes aparenta ser relativamente pequeno, mas isto pode mudar com incentivos recentes incluídos nos acordos de reembolso das farmácias."

Isto pode confundir os pacientes e os farmacêuticos parecem estar sendo influenciados pelos incentivos.

Para o artigo completo, clique aqui.

MJA 192 (7): 370-373, 5 de abril de 2010 © A Revista Médica da Austrália 2010
Generic substitution of commonly used medications: Australia-wide experience, 2007-2008. Michael Ortiz, Leon A Simons e Gordon Calcino. Correspondências para Leon Simons: l.simons@unsw.edu.au

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: genérico, substituição, medicamentos, Austrália, avaliação dos registros de pedidos, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010