Exames para detectar diabetes tipo 2 podem ser econômicos

Nenhum ensaio clínico prévio avaliou os efeitos ou economia de estratégias de triagem sequencial para detectar novos casos de diabetes tipo 2. Os pesquisadores dos EUA, Dinamarca, Reino Unido e Finlândia usaram um modelo matemático para estimar o custo-efetividade de várias estratégias de triagem. Eles usaram dados específicos por pessoa de uma amostra representativa da população dos EUA para criar uma população simulada de 325.000 pessoas de 30 anos de idade sem diabetes.

Eles descobriram que, comparadas com a ausência de triagem, todas as estratégias simuladas de triagem reduziram a incidência de infarto do miocárdio (3—9 eventos evitados por 1000 pessoas triadas) e complicações microvasculares relacionadas à diabetes (3—9 eventos evitados por 1000 pessoas), e aumentaram o número de anos-vida ajustados por qualidade (QALYs) (93—194 QALYs não-descontados) adicionados ao longo de 50 anos. A maioria das estratégias evitou um número significativo de mortes simuladas (2—5 eventos por 1000 pessoas). Houve pouco ou nenhum efeito da triagem na incidência de derrame (0—1 evento evitado por 1000 pessoas). Cinco estratégias de triagem tiveram custos por QALY de cerca de US$10.500 ou menos, enquanto os custos foram muito maiores para a triagem iniciada aos 45 anos de idade e repetida a cada ano ($15.509), a triagem iniciada aos 60 anos de idade e repetida a cada 3 anos ($25.738), ou na estratégia de triagem máxima (triagem iniciada aos 30 anos de idade e repetida a cada 6 meses; $40.778). Várias estratégias diferiram substancialmente no número de QALYs ganhos. Os custos por QALY foram sensíveis à desutilidade atribuída ao estado de diabetes diagnosticada com ou sem sintomas.

Os pesquisadores concluíram que: "Na população dos EUA, a triagem para diabetes tipo 2 é economicamente eficiente quando iniciada entre as idades de 30 anos e 45 anos, com a triagem repetida a cada 3—5 anos."

Isto se tornará mais importante conforme a incidência e prevalência da diabetes tipo 2 aumentar.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 30 de março de 2010 © Elsevier Ltd 2010
Age at initiation and frequency of screening to detect type 2 diabetes: a cost-effectiveness analysis. Richard Kahn, Peter Alperin, David Eddy et al. Correspondências para Richard Kahn: rak6200@gmail.com

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: genérico, substituição, medicamentos, Austrália, avaliação dos registros de pedidos, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010