Exame de sangue oculto nas fezes e a dieta

Na edição de março de 2010 da Canadian Family Physician há uma Revisão Clínica intitulada Dietary interventions for fecal occult blood test screening: Systematic review of the literature (Intervenções dietárias para exame de sangue oculto nas fezes: Revisão sistemática da literatura) por Gerald Konrad que assim começa: "A testagem de sangue oculto nas fezes é com frequência limitada pela falta de aderência do paciente. As barreiras para a aderência foram exploradas em muitos estudos e incluem as restrições dietárias recomendadas. As recomendações de restrição dietária permaneceram em grande parte imutáveis desde a introdução dos FOBTs nos anos 1950. A maioria dos métodos de FOBT se baseiam na atividade das peroxidases para induzir uma mudança de cor quando um substrato se torna oxidado. O hemo encontrado no sangue possui atividade de pseudoperoxidase que induz tais mudanças. Os primeiros FOBTs, tais como Occultest, Hemastix, e Hematest, baseavam-se num substrato de ortotoluidina que era extremamente sensível a atividade da peroxidase. Como este era o caso, eram recomendadas restrições dietárias limitando carnes vermelhas e vegetais e frutas de alta peroxidase, tais como nabos, raiz-forte e melão.

"Não há evidência atual para defender a recomendação de dieta restrita antes da testagem de FOBT para CRC. A maior parte das evidências, ainda que de qualidade variável, não mostra diferença nas taxas de resultados positivos para o FOBT quando a dieta é restringida. Como a não-aderência aos testes de FOBT é uma questão importante, pode ser o momento de ignorarmos as recomendações dietárias ao oferecer testes de FOBT aos nossos pacientes. Pesquisas aprofundadas podem fornecer um maior conhecimento do papel das restrições dietárias na aderência entre canadenses, mas é improvável que tais restrições reduzam a especificidade do teste de FOBT de qualquer forma significativa, independente de seu efeito na aderência. "

Para a revisão completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 56 (3): 229-238 © 2010 Pela Faculdade de Médicos de Família do Canadá
Dietary interventions for fecal occult blood test screening: Systematic review of the literature. Gerald Konrad. Correspondências para Gerald Konrad: gkonrad@sbgh.mb.ca

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: testagem para sangue oculto nas fezes, FOBT, câncer de cólon, testagem, dieta, aderência, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010